Alaska Black: Conheça todos os detalhes dessa estratégia de investimentos – ESTOA

Alaska Black: Conheça todos os detalhes dessa estratégia de investimentos

A seleção das ações deste fundo é feita com base em análise fundamentalista, que é uma técnica que visa determinar o valor de um título


Advertisement


Advertisement


O Alaska Black é o nome de uma família de fundos da Alaska Asset Management, uma gestora de investimentos. A principal característica dos fundos Alaska Black é o investimento em ações. Eles adotam diferentes estratégias de investimento no Brasil e no exterior que buscam retornos absolutos no longo prazo.

A seleção das ações deste fundo é feita com base em análise fundamentalista, que é uma técnica que visa determinar o valor de um título. Logo, pode-se dizer que o fundo concentra-se mais em observar fatores que afetam o negócio de uma empresa e suas perspectivas futuras.  

Composição da carteira Alaska Black  

Por se tratar de um Fundo de Ações, a composição dessa carteira deve possuir, no mínimo, 67% de alguns desses ativos:

Advertisement


Ações;

Bônus ou recibos de subscrição;

Advertisement


Certificados de depósito de ações;

Cotas de fundos de ações;

Advertisement


Cotas dos fundos de índice de ações;

BDRs classificados como nível II e III;

Advertisement


Esses fundos, também chamados de FIA, têm como principal fator de risco a variação de preços do mercado de renda variável, podendo resultar em perdas patrimoniais, como em ganhos assertivos aos seus cotistas.

Desse modo, faz-se necessário conhecer o regulamento de um fundo de investimento deste segmento.


Fundos de investimentos Alaska Black

Alaska Black Institucional FIA: principal fundo de ações da gestora;

• Alaska Black FIC FIA BDR Nível I: fundo destinado a investidor qualificado. A estratégia envolve investimento em empresas estrangeiras que têm ações negociadas no Brasil, além de juros e moedas; 

• Alaska Black FIC FIA II BDR Nível I: fundo com a mesma estratégia anterior, só que aberto para o público em geral. Há um limite de investimento de até R$ 250 mil;

• Alaska Range FIM: fundo multimercado que utiliza arbitragem de preços em sua estratégia. Falaremos disso mais adiante;
• Alaska 70 Icatu Previdenciário: fundo de previdência que investe 70% de seu patrimônio em ações.

Legenda: A tabela apresenta as ações e a rentabilidade do fundo /imagem: Reprodução

Quais as principais estratégias do Alaska Black?

Os critérios para selecionar os ativos de um fundo de investimento não são aleatórios. Esse processo envolve não só uma pessoa como um time de profissionais que analisa os produtos financeiros disponíveis e como eles são afetados pelo cenário econômico no Brasil e no exterior. 

Diante disso, é selecionado quais desses produtos seus fundos devem comprar e quais devem vender com base na política de cada um desses fundos.

1- Foco no longo prazo

Uma das marcas registradas da família Alaska é o foco em investimentos de longo prazo.

O objetivo não é o lucro imediato, mas o investimento em ações de empresas com boas perspectivas de crescimento nos próximos anos.

Quando esse é o objetivo, o que faz mais sentido de forma geral é olhar a rentabilidade histórica da aplicação ou a performance nos últimos 12 meses, pelo menos.

2- Análise fundamentalista 

O método consiste em avaliar indicadores, também chamados de fundamentos, da empresa que emite as ações. Nessa análise, são levados em conta: 

• receita da empresa;

• geração de caixa;

• nível de endividamento;

• preço da ação em relação ao lucro (o chamado P/L);

• mercado em que a companhia está inserida.

O objetivo é entender se a companhia analisada tem uma gestão eficiente e se há perspectiva de valorização de suas ações no futuro.

Essa avaliação é feita pelo menos a cada trimestre, quando as companhias divulgam seu balanço patrimonial.

3- Long only


Long only é uma estratégia que consiste em comprar um ativo e apenas esperar a sua valorização. É a estratégia presente no fundo de ações da Alaska.

Dessa forma, a gestão espera ganhar tanto com a valorização de alguns investimentos, quanto com a desvalorização de outros.

4- Arbitragem 

Arbitragem é uma estratégia que consiste em comprar um ativo que está com preço mais baixo em relação a outro de mesma categoria. O objetivo é lucrar quando os preços voltarem a se equilibrar.

O exemplo mais simples é a arbitragem entre ações ON e PN de uma companhia.

Se a gestão de um fundo entende que o preço da ação ON está muito distante do da ação PN, pode optar por comprar essas ações e vender quando o preço de ambas voltar a ficar próximo.

Assim como acontece com as demais estratégias, utilizar esses recursos na análise de investimento requer muito estudo e acompanhamento constante do que acontece na economia.

Como investir no Alaska Black?

É possível investir no Alaska Black através de corretoras de valores que vendem as contas desses fundos. É importante realizar a análise do seu perfil de investidor para saber se esse é o melhor investimento para você.  

Vale a pena aplicar em um fundo de investimento como o Alaska Black? 

Os fundos de investimentos no Brasil são os mais seguros do mundo, talvez a ocorrência de fraudes tenha sido um dos motivos do grande avanço das normas de segurança do investidor.

Deve-se considerar também algumas regras importantes que são apresentadas e elaboradas pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA).

Esses tipos de fundos são indicados para a diversificação da carteira do investidor em busca de maiores resultados.

Além disso, o Alaska Black também é indicado para maximizar a rentabilidade da carteira do investidor, com o objetivo de obter altos retornos com qualidade e estratégia no longo prazo.