Subscrição: entenda como este evento pode te beneficiar
O investidor pode subscrever a quantidade determinada de ações
A subscrição pode ser bem conhecida por quem investe há um tempo na Bolsa de Valores (B3). No entanto, ainda é importante para todos os investidores entender como este processo funciona.
Desta forma, se você deseja investir na Bolsa de Valores ou em ações, é de suma importância entender todo o conceito por trás da subscrição dentro do mercado financeiro.
O que é subscrição de ações?
A subscrição de ações é um processo que tem como objetivo inserir um aumento de capital por parte de uma determinada empresa, ou seja, é o processo de emissão de novas ações em seu investimento.
Como funciona a subscrição de ações?
A subscrição de ações funciona quando uma determinada empresa que possui um capital social, deseja aumentar este valor, sendo assim é possível que a companhia que já possui um capital social de R$30 milhões, consiga aumentar o valor em mais R$ 10 milhões.
Sendo assim, é possível entender que a empresa está aumentando seu capital em 10% de seu capital, essa possibilidade dá oportunidade para os acionistas de 10% da quantidade de ações que eles possuem.
Exemplo
Quando o sócio da empresa decide aumentar o seu capital e o acionista possui 1 mil ações. De forma, ambos fecham negócio e o acionista passa a ter direito de subscrever 100 ações, já que 100 dessas ações representam 10% de sua parte nos investimentos da empresa.
Esse negócio pode garantir que o acionista tenha direito em manter sua participação dentro da empresa, para que ele não seja diluído em sua participação acionária.
É de suma importância lembrar que o este direito não é uma obrigação, por isso que essa categoria é intitulada como: Direito de subscrição.
Quais as vantagens da subscrição de ações?
A subscrição de ações possui algumas vantagens, porém antes de iniciar o processo, é necessário determinar se a subscrição de ações vale a pena. No entanto, este tipo de decisão também depende do tipo de subscrição que o investidor deseja adquirir para ter suas vantagens.
Vantagens da subscrição
- A subscrição pode evitar a diluição na participação acionária;
- Oferece desconto na compra de ações com desconto;
- A possibilidade de aumentar o potencial dos juros compostos.
A subscrição pode evitar a diluição na participação acionária
A partir do momento em que o processo de subscrição se inicia, o acionista automaticamente já consegue seu direito de não ser diluído da empresa.
Em casos de aumento de capital, o investidor pode subscrever a quantidade determinada de ações e ficando com uma porcentagem, além de se manter nos negócios da companhia.
Oferece desconto na compra de ações com desconto
Quando as subscrições são oferecidas o desconto em relação ao valor do mercado da cotação vem com desconto na compra. Este tipo de vantagem acaba atraindo os acionistas a subscreverem os ativos.
Além de também proporcionar ao investidor um pequeno ganho de capital e ajudá-lo a obter seu direito de subscrição dentro da empresa.
A possibilidade de aumentar o potencial dos juros compostos
Por último, o investidor tem direito de adquirir mais ações e elevar seu potencial de juros compostos, o que acaba oferecendo a oportunidade de ter uma independência financeira.
Com a quantidade obtida de ações pode gerar mais dividendos para que seja possível obter grandes retornos em seus investimentos.
Desvantagens
Como todo tipo de investimento na Bolsa de Valores, a subscrição de ações também pode oferecer riscos, mesmo com boas opções e vantagens.
Há a possibilidade das empresas emitirem novas ações que possuem perspectivas, fazendo com que não seja bom para os negócios e prejudique os investimentos.
Portanto, entender os detalhes de cada investimento é fundamental na hpra de aplicar e obter ganhos no mercado financeiro. A subscrição é um desses investimentos que acaba ganhando cada vez mais espaço na Bolsa de Valores e que pode trazer muitas vantagens.