Tape Reading: Como funciona – ESTOA

Tape Reading: Como funciona

A antiga técnica de análise que vem ganhando popularidade entre os investidores


Advertisement


Advertisement


O Tape Reading foi uma das primeiras técnicas de análise do mercado de ações do mundo.

Após consolidar sua imagem no mercado de ações a curto prazo, como por exemplo os Valores Mobiliários, a técnica vem ganhando cada vez mais relevância nos dias de hoje.

Quando surgiu o Tape Reading?

Ele surgiu entre os anos 1860 e 1870, onde o mercado de ações ainda era quase que inóspito.

Advertisement


Significando literalmente ler a fita, a ferramenta nasceu dos inventores norte-americanos Edward A. Calahan e Thomas Edison. Nessa época, eles desenvolveram uma máquina chamada Ticker Tape Machine.

Ela tinha como objetivo registrar todas as transações realizadas na bolsa de valores em fitas. Elas eram as responsáveis por identificar informações sobre preço e volume.

Advertisement


Apesar de trabalhar com um grande nível de precisão, a Ticker Tape Machine operava com um certo atraso. O tempo entre a transação e o registro das fitas se dava entre 5 e 15 minutos.

Ticker Tape Machine/Fonte: DailyMail

Com o passar dos anos, e das mudanças tecnológicas no mundo, a máquina eventualmente foi substituída, deixando seu legado na base de outros métodos de análise de mercado.

Advertisement


Como atuavam os Tape Readers?

A técnica de Tape Reading pode ser identificada como sendo uma leitura de mercado. 

Nessa época, os traders buscavam identificar oportunidades de investimentos, através da predição de alterações nos preços favoráveis.

Advertisement


Eles levavam em consideração os preços, horas e a quantidade de transações realizadas. A partir disso, tendo em mente o atraso médio das informações, eram constatadas as janelas para investir.


Então, analisando os fluxos e as tendências do mercado na época, eles faziam suas escolhas. A técnica sempre foi vista como muito arriscada, por conta do alto grau preditivo, e pela falta de meios para analisar o que estava acontecendo.

Mesmo assim, ela foi ganhando espaço no mundo dos investimentos, influenciando outras ferramentas até o dia de hoje.

A evolução da técnica até os dias atuais

É fato que a Tape Reading deixou um legado no mundo dos investimentos, estando presente desde o começo.

Conforme os anos foram passando, as tecnologias foram evoluindo, e assim, as Ticker Tape Machine começaram a ser substituídas.

Mas no final, os equipamentos que tomaram seu espaço foram definitivamente os computadores. Agora, a necessidade de registrar cada transação em uma fita foi deixada de lado.

O intervalo entre a transação e o registro também foi deixado para trás, acontecendo de forma instantânea e automáticas, como acontece em Home Breakers, por exemplo.

Assim que a técnica evoluiu, novas ferramentas e métodos de análise de mercado começaram a surgir. Talvez, a principal delas seja de fato a Análise de Fluxo de Ordens.

O futuro do Tape Reading

A Análise de Fluxo de Ordens é conhecida como a ‘’sucessora’’ da ferramenta criada pelos inventores norte-americanos.

Esse tipo de análise consiste em uma análise constante das movimentações que estão ocorrendo no mercado, e da movimentação dos investidores nesse meio.

Ela visa a consideração de dois fluxos. Um deles se refere à liquidez do mercado e o outro a taxa de agressão.

Exemplo de fluxo de ordens/Fonte: Quora

A análise reúne ainda três tipos de ferramentas, utilizadas no mercado.

A primeira delas é o Histórico de negócios, que visa demonstrar o posicionamento de um investidor diante de determinado ativo. Aqui, analisando as operações realizadas em um período, é possível identificar a reação desses acionistas.

Depois, vem o Volume de Profile, ou Market Profile. Aqui, é analisado o volume de negócios fechados em um determinado período. Geralmente, essa é uma opção integrada aos gráficos e às ações, mostrando uma certa tendência de seus compradores.


Por último, temos o Book de Ofertas. Aqui, é possível identificar as intenções de compra e venda de investidores em uma determinada ação. Ela é, talvez, a mais importante e a mais utilizada das 3 ferramentas.

Assim, é possível determinar as intenções de compra e venda de determinadas ações, assim como a concentração de investidores nelas e, consequentemente, o nível de competição nelas.

Quão confiáveis são os métodos de tape reading?

Conforme sua evolução, esses métodos começaram a ser incentivados e recomendados para investidores iniciantes, que não entendiam de fato o que estava acontecendo.

Apesar da falsa impressão de segurança, esse tipo de mercado ainda é extremamente instável, e requer níveis de análise e de domínio das ferramentas muito grande.

Então, embora sua volatilidade, este é, ainda, um mercado que representa um alto grau de lucro, desde que os dados e os meios de análise sejam utilizados de maneira correta.