Taxas de Juros: entenda como funciona
Este índice pode afetar diretamente a rentabilidade em seus investimentos
A taxa de juros tem grande influência na economia, além de também ser usada no mercado de crédito, portanto, é necessário entender qual a sua importância e variações.
O que é a taxa de juros?
O juro é um índice aplicado em produtos financeiros ligados ao mercado de crédito. Este tipo de taxa contribui muito para os investidores que buscam melhores resultados em suas aplicações financeiras.
O índice é utilizado como forma de remuneração do dinheiro ao longo do tempo, assim como os empréstimos, financiamentos e até mesmo outros tipos de investimentos relacionados à renda fixa.
A taxa de juros é utilizada há muito tempo em vários países ao redor do mundo, já que muitas vezes este índice é utilizado pelos governos como forma de pagamento de empréstimo, para incentivar ou reprimir a demanda de uma economia.
No entanto, o mercado de crédito e as taxas de juros podem variar de acordo com cada país desenvolvido.
Quando as taxas de juros são reduzidas, o risco de inadimplência acaba sendo menor, isso porque a oferta de crédito dentro do mercado acaba sendo mais extensa.
Em países emergentes, por exemplo, como o Brasil, o mercado de crédito é menor e mais caro, portanto, as taxas de juros nesses países costumam ser mais altas devido aos riscos de crédito. Entretanto, a oferta também acaba sendo menor nesses mercados.
Quando o custo do mercado de crédito torna-se mais alto, o consumo da população pode ser afetado, assim como também as empresas.
As empresas acabam sendo afetadas na hora de realizar empréstimos e investimentos, como por exemplo, em casos de investimentos produtivos.
É de suma importância entender como a taxa de juros funciona, já que esse índice pode impactar de muitas maneiras o ritmo de desenvolvimento da economia.
Como funciona a taxa de juros?
A taxa de juros pode ser considerada como uma remuneração do dinheiro no tempo, isso porque quando uma empresa ou pessoa empresta uma quantidade de capital para outra, a primeira pode receber essa remuneração por ceder o direito sobre esse capital por um determinado período de tempo.
Desta forma, a taxa de juros também funciona com uma base da economia, impactando de forma expressiva quando passa por grandes variações. Portanto, é importante estar por dentro do cenário de alta da taxa de juros quando ela estiver alta ou baixa.
Como a taxa de juros é calculada?
A taxa de juros pode servir como uma espécie de “aluguel”, já que quando pago pelo tomador, o dinheiro pode ser utilizado por um período de tempo determinado.
Uma das principais variáveis do juros cobrados é o empréstimo, pois quanto mais tempo o tomador demora para devolver a quantia, maior será o juros.
O cálculo da taxa de juros é realizado através da divisão entre o valor total de juros pelo montante total emprestado. No final, o valor é multiplicado por 100, sendo assim representado em termos percentuais:
- Taxa de juros = (R$ 2.500 ao ano / R$ 20.000) x 100 = 12,5% ao ano.
Por mais que haja um cálculo para chegar no resultado da taxa de juros, o valor pode variar de acordo com empréstimo, assim como com o tempo no final do juros.
No entanto, é importante entender que de qualquer maneira o cálculo do pagamento dos juros anual deve ser obtido a partir da multiplicação da taxa de juros, portanto, do valor emprestado.
Quais os tipos de juros?
Existem vários tipos de juros, portanto, é de suma importância entender como funciona, já que há algumas diferenças na forma como são calculados e utilizados, isso porque pode depender do produto financeiro adquirido e das condições no acordo entre cliente e instituição financeira.
Juros simples
Os juros simples ou também conhecidos como taxa de juros simples são utilizados sobre o valor inicial e não são alterados durante o período até o pagamento.
Cálculo do juros simples: M = C + (C*j)
M = Montante C = Capital j = Taxa de juros
Quando é aplicado o valor do exemplo na fórmula: M = 100 + (100* 0,1) = 110
Juros Compostos
Já os juros compostos são os mais utilizados no mercado de crédito, como empréstimos e financiamentos. Este tipo de investimento pode ser remuneração de renda fixa.
Valor futuro = Valor Presente * (1+ i) n
i = taxa de juros
n= número de parcelas
Juros de Mora
Os juros de mora são os cobrados devido um atraso ou pagamento, portanto, quando um cliente não consegue pagar o valor no prazo, um juros deve ser cobrado.
Juros Real
A taxa de juros real é gerada para descontar a taxa de inflação em determinado período de tempo. Desta forma, a taxa de inflação do período pode gerar este tipo de juros.
Os juros real deve ser calculado com o juros nominal:
Juro real = Juro nominal – Taxa de inflação
Juros Rotativo
O juros rotativo ocorre quando um valor parcial não foi pago. Este tipo de juros acaba sendo bem comum quando alguém utiliza cartão de crédito ou cheque especial.
Juros sobre capital próprio
Os juros sobre capital próprio são distribuídos pelas empresas através de seus acionistas.
É importante entender como esses juros funcionam, qual a importância e como eles podem afetar não só a economia, assim como também seus investimentos.