TEF: descubra realizar este tipo de transferência
O sistema realiza a comunicação entre o estabelecimento comercial e a empresa administradora do cartão
O TEF é uma atividade realizada em grande parte por empresas no setor de varejo e comércio, na qual o empreendedor pode aceitar pagamentos feitos por meio de cartão de crédito ou débito.
Sendo assim, entender como este sistema funciona pode ser fundamental para entender mais sobre seu papel no mercado financeiro.
O que é o TEF?
A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF), é um sistema que disponibiliza transferências financeiras referente à vendas feitas através do cartão de débito ou crédito.
O sistema realiza a comunicação entre o estabelecimento comercial e a empresa administradora do cartão, sendo assim o empreendedor precisa instalar um software específico no computador para fazer a conexão de uma maquininha de cartão chamada de PinPad.
Quando a venda for efetuada na PinPad, todas as informações de transação passam a ser registradas de forma mais segura no sistema.
Este sistema também foi criado para oferecer mais flexibilidade, segurança e controle das vendas em cartão, já que o cliente pode ter escolher como pagar. No entanto, o sistema pode ser eficiente para quem vende e para quem compra, já que ele evita que haja erros na hora de registrar os valores que foram pagos.
Como o TEF é feito?
Para realizar a transferência o empreendedor deve contratar uma empresa que oferece um software para as maquininhas PinPad, após a instalação do software basta o empreendedor escolher qual o tipo de TEF que ele deseja atender em seu negócio.
Quais os tipos de TEF?
Há muitos tipos de TEF disponíveis no mercado, já que os empreendedores podem escolher de acordo com o tipo de negócio e a sua frequência de venda. Os tipos de TEF são: discada, dedicada e IP.
TEF discada
A Transferência Eletrônica de Fundos Discada ocorre quando o contato entre a empresa vendedora e a do cartão é feita por meio de uma linha telefônica, sendo assim toda vez que a empresa passar o cartão para receber um pagamento, as informações são feitas de forma discada.
Desta forma, a ligação só termina quando a análise e aprovação da venda são efetuadas. Este tipo de transferência pode ser mais indicado para pequenas e médias empresas (PMEs).
TEF dedicada
Já a Transferência Eletrônica de Fundos Dedicada é feita por meio de uma linha especial que fica disponível para atendimento por 24 horas com as operadoras de cartão.
A conexão entre a empresa vendedora e a do cartão é feita por uma rede virtual privada denominada de VPN, que é um sistema indicado para quem deseja efetuar um número maior de transações, pois o tempo de transação é rápido, entre 2 a 5 segundos.
TEF IP
Por último, temos a Transferência Eletrônica de Fundos IP, que também utiliza o sistema de comunicação por VPN com a operadora de cartão, porém a transação é feita por meio do protocolo IP.
Quando se trata da TEF em IP as informações financeiras são transmitidas pela web de maneira mais rápida, já que este tipo de sistema pode ser útil para empresas maiores e que realizam grandes transações.
Quais as vantagens do TEF?
O TEF possui muitas vantagens, entretanto, uma das suas principais é que o empreendedor passa a ter mais controle do seu negócio, isso porque o sistema permite que haja uma conciliação bancária de dados.
Os valores que são introduzidos no sistema, pode evitar que haja fraudes no momento de preenchimento, além de oferecer a oportunidade do vendedor em reduzir os custos e gastos de manter diversas maquininhas em seus estabelecimentos, assim como também é possível que haja taxas mais baratas durante as transações.
No entanto, como todo tipo de operação feita no mercado financeiro, o TEF também possui desvantagens como por exemplo, se um empreendedor fica sem internet o sistema pode apresentar alguns erros e não é possível realizar vendas por meio do cartão.
Portanto, se você procura uma maneira de ter mais controle de venda do seu negócio por meio de um sistema seguro, o TEF pode ser uma boa opção.