Títulos públicos: Entenda como investir neles – ESTOA

Títulos públicos: Entenda como investir neles

Para os investidores de perfil conservador, os títulos públicos são uma modalidade de investimentos que chama bastante atenção


Advertisement


Advertisement


Os títulos públicos são papéis emitidos pelo tesouro nacional com o objetivo de financiar a dívida pública. Uma das características que mais atraem os investidores é o seu baixo risco devido a garantia que o tesouro nacional realmente concede esses títulos.  

Dessa forma, os títulos públicos federais são aplicações financeiras muito comentadas e utilizadas pelas pessoas de maneira geral.

No Brasil esses títulos são chamados de tesouro direto. Eles costumam ser bastante acessíveis em qualquer banco ou corretora que o investidor procurar. 

Advertisement



Esse tipo de aplicação permite que os investidores normais emprestem dinheiro para o governo em troca de juros e para incentivar esse tipo de negociação o governo procurou atrair os investidores, especialmente os menores, reduzindo o valor mínimo necessário para realizar esse investimento. 

Advertisement


Dessa forma, com R$30,00 já é possível realizar um investimento no tesouro direto, tornando ele acessível para o investidor, é importante ter em mente que o investimento no tesouro direto é diferente do usado no CDB. 

Funcionamento

Para entender como funcionam os títulos públicos, é necessário compreender que eles levam em consideração as variações da taxa selic, de forma que o valor de um título público federal é constantemente atualizado de acordo com o preço em que é negociado no mercado secundário em determinado momento. 

Advertisement


De forma que se houver uma queda no mercado, o saldo aplicado também irá cair, mas o contrário também acontece. 

Caso o investidor decida manter sua aplicação até o dia de vencimento, ele vai receber a rentabilidade que foi contratada no dia da compra, independente das variações que sofrer ao longo do tempo.  

Advertisement


Caso o investidor decida vender o ativo antes da data de vencimento, o tesouro nacional recompensará esse título com base no valor de mercado. 

Tipos de títulos públicos

Existem cinco tipos de títulos públicos : 

1- Tesouro Selic 

Ele é baseado exclusivamente na taxa Selic. O pagamento é feito no dia de vencimento mas é possível resgatar antes sem perder a sua rentabilidade. Essa modalidade é mais usada para quem deseja montar uma reserva de emergência. 

2- Tesouro IPCA+

Ele é determinado pela inflação dada pelo índice de preços ao consumidor amplo (IPCA), esse investimento é pago apenas no dia do vencimento mas existe a possibilidade de venda no mercado secundário podendo trazer vencimento maiores e menores dependendo da marcação do mercado. 

3- Tesouro IPCA+ Juros semestrais

Existe também o IPCA+ Juros semestrais, que além de se basear no IPCA, ele rende juros semestrais ao investidor, fazendo com que a cada seis meses o investidor receba parte da sua rentabilidade, é ideal para quem deseja receber renda passiva. 

4- Tesouro prefixado 

O tesouro prefixado se baseia na taxa selic e nas expectativas de mercado. É um dos títulos públicos que aposta na queda da taxa selic. 

5- Tesouro prefixado com juros semestrais

Assim como o item 3, aqui o investidor recebe sua rentabilidade a cada seis meses e é ideal para quem também deseja receber renda passiva.

Logo do tesouro nacional/Fonte: CETEC Concursos

É seguro investir?

Recorrentemente é noticiado que o governo possui gastos obrigatórios cada vez mais altos, o que acaba amedrontando os investidores pois parece ficar arriscado investir em títulos públicos. 

Porém, é de conhecimento geral que é extremamente difícil um governo quebrar já que, normalmente, quando se encontra em um déficit orçamentário, sempre consegue novas fontes de arrecadação. 


Dessa forma acaba compensando os gastos feitos pelos burocratas, o que torna a garantia de recebimento dos investidores nessa modalidade bastante alta. 

Dessa forma se torna seguro dizer que o tesouro nacional é o investimento de menor risco no país. 

No Brasil, a aplicação é garantida pelo tesouro nacional, caso um país quebre, grandes empresas e bancos já irão ter quebrado antes disso. 

O tesouro nacional também é conhecido como “ativo livre de risco” e usado como referência de retorno mínimo exigido para um determinado investimento. 

Dessa forma, é possível dizer que títulos públicos são investimentos interessantes para aqueles investidores que procuram segurança acima de tudo, inclusive da rentabilidade auferida em um investimento.