Valor extrínseco: saiba como funciona dentro do mercado financeiro
O investidor está analisando o valor no tempo de um investimento
Valor extrínseco é um valor que vem do externo para um determinado objeto, pessoa, ou elemento. No mercado financeiro, uma ideia semelhante a isso é usada. Afinal, a definição ampara a avaliação de investimentos no mercado de Ações e Opções, na Bolsa de Valores (B3).
Ao mencionar o valor extrínseco de um ativo ou derivativo, o investidor está analisando o valor no tempo de um investimento. Ele, por sua vez, representa o risco envolvido no tempo de exposição do capital.
Alguns investidores chamam esse valor de valor de expectativa no mercado
financeiro, pois de certo modo, ele representa a expectativa de valor de um ativo.
O que interfere na definição deste valor?
Alguns fatores que podem interferir diretamente na definição deste valor, são:
• Expectativas do mercado
As expectativas de mercado impactam diretamente o valor extrínseco de um ativo. Isso porque trazem ao investidor a visão que outras pessoas têm do ativo ao longo do tempo. Assim, oferecem uma visão externa do cenário econômico em torno desse ativo.
• Grau de volatilidade
O grau de volatilidade de um ativo diz respeito ao movimento que sua precificação faz ao longo do tempo, dentro de um determinado cenário financeiro. Novamente, é um fator que diz respeito aos impactos externos que o ativo objeto sofre.
Inevitavelmente, percebe-se que os pontos citados sofrem a interferência do risco de oportunidade. Ele fala sobre a perda de melhores oportunidades no tempo em que o capital está empregado.
Valor extrínseco no mercado de opções
O termo extrínseco é utilizado principalmente por quem opera mercados futuros e opções, nessa área da bolsa o “VE”, como é mais conhecido, é fruto principalmente da ação do tempo, no caso entre a compra de uma opção e o vencimento do ativo e dos juros.
Portanto, o valor do prêmio varia conforme o passar do tempo e as expectativas do mercado para o ativo principal.
Essa variação do valor extrínseco ocorre em decorrência do risco de exposição do capital, que de forma mais acessível significa o risco de perder dinheiro naquele ativo com o passar do tempo. O valor extrínseco vai ser maior conforme o risco também aumenta, e será menor conforme o risco diminui.
Valor extrínseco é mais importante que o valor intrínseco?
Os valores extrínsecos e intrínsecos possuem importâncias distintas. Por isso, não há como afirmar qual deles seja o melhor a ser analisado.
É preciso procurar desenvolver ferramentas que façam ambos se complementarem para uma tomada de decisão. Por um lado, o extrínseco vai considerar o valor do tempo de um ativo avaliando a interferência do cenário externo, o intrínseco irá se relacionar com os aspectos internos.
Dessa forma, é necessário que o investidor use métricas para encontrar oportunidades no mercado financeiro que tenham uma boa expectativa futura.
Composição de preço de um ativo
A composição de preço leva em consideração tanto o valor extrínseco quanto o valor intrínseco, enquanto o valor intrínseco terá relação com o desempenho da empresa, intrínseco é a parte do preço do ativo que é atribuída por expectativa de mercado e volatilidade do período.
Nenhum tipo de valor deve ser ignorado, mas deve-se compreender como eles se formam e se relacionam na formação do preço do ativo.
Dentre as diferentes formas de interpretar o valor extrínseco, cabe ao investidor se atentar a esse conceito e identificar em qualquer que seja o ativo para adequar sua estratégia ao que a situação está permitindo.