Wealth Management: saiba como essa gestão funciona no mercado financeiro
Este serviço pode ser utilizado também por clientes que desejam aumentar seu patrimônio
O Wealth Management é um processo que possui grande destaque entre os investidores do mercado financeiro, já que este tipo de gestão tem como foco administrar patrimônios.
Desta forma, entender como este tipo de gestão funciona e quais os benefícios que poderá gerar em seus investimentos pode ser fundamental.
O que é Wealth Management?
O Wealth Management é um setor do mercado financeiro conhecido como gestão de patrimônio que tem como foco oferecer consultoria, planejamento e gestão de investimentos para pessoas físicas e jurídicas.
Este tipo de gestão é oferecida a clientes que possuem renda alta, entre eles estão: profissionais liberais, empresários, herdeiros e famílias com grande patrimônio. E foi criado devido às dificuldades que muitas pessoas possuem em administrar seus recursos.
No entanto, o wealth management também pode ser utilizado quando seus clientes desejam aumentar cada mais seus patrimônios, por este motivo que este setor possui profissionais especializados para realizar o aumento.
Os serviços fornecidos pelo Wealth Management contam com administração, investimento e planejamento de recursos. Sendo assim, este tipo de gestão poderá servir muito mais do que apenas um tipo de consultoria de investimentos.
Como funciona o Wealth Management?
A princípio, o cliente precisa encontrar um gestor de patrimônio, que poderá guiá-lo durante o processo. Este gestor deve desenvolver um plano para manter e ampliar o patrimônio de seu cliente.
Após ser feita uma análise com base na condição financeira, o gestor deve levar em consideração os objetivos em curto, médio e longo prazo do cliente, assim como também quais os níveis de tolerância ao risco ele pode adquirir no meio do processo de gestão de seu patrimônio.
O gestor poderá também adicionar serviços necessários de acordo com o planejamento de patrimônio de seu cliente, como por exemplo: consultoria tributária, assessoria jurídica, entre outros tipos de serviços.
Quais os serviços disponíveis no Wealth Management?
Como uma espécie de consultoria, o wealth management atenda as necessidades de seus clientes, portanto, há alguns tipos de serviços que podem ser administrados pelo seu gestor, como:
- Gestão de investimentos;
- Consultoria financeira;
- Planejamento familiar, patrimonial e sucessório;
- Assessoria jurídica, fiscal e contábil;
- Serviços de administração bancária e custódia de recursos;
- Gestão fiduciária;
- Gestão de riscos.
Qual a diferença entre Wealth Management e Asset Management?
É comum confundir o asset management com o wealth management, entretanto, também é necessário entender quais suas diferenças no mercado financeiro já que ambos são possuem características opostas.
O Asset Management é um serviço oferecido por instituições bancárias ou fundos de investimentos que possuem especialização em gerenciar o patrimônio de cotistas, sendo assim, o investidor passa a terceirizar a gestão de seu dinheiro.
Já o Wealth Management se concentra em uma variedade de serviços, como no planejamento sucessório, assessoria tributária, gestão financeira e entre outros.
Quais os tipos de Wealth Management?
Há alguns tipos de wealth management disponíveis no mercado, que os clientes podem escolher de acordo com seus planejamentos. Entretanto, os dois tipos mais populares são: Private Wealth Management e o Family Wealth Management.
Private Wealth Management
O Private Wealth Management oferece serviços voltados na gestão de ativos e investimentos de indivíduos que possuem um patrimônio líquido alto, portanto, é voltado apenas para uma única pessoa e suas necessidades financeiras.
Family Wealth Management
Já o Family Wealth Management tem como objetivo oferecer aos seus clientes uma gestão de ativos e investimentos para todos os integrantes de sua família, incluindo várias gerações, com serviços que atendem às suas necessidades.
É importante sempre ter em mente quais os seus objetivos na hora de solicitar os serviços de wealth management e analisar quais vantagens e desvantagens que essa gestão poderá gerar em seus patrimônios.