Yield on cost: entenda como este indicador funciona
É comum que muitos investidores busquem por ações que pagam bons dividendos
Por mais que seja comum os investidores ficarem mais atentos no Dividend Yield, mas esquecem que há vários indicadores que podem trazer vantagens ao seu investimento, um desses casos é o Yield on cost.
Desta forma, entender como este indicador funciona pode ser grande vantagem para o seu investimento.
O que é o Yield on cost?
O yield on cost é uma espécie de dividendo que tem como objetivo demonstrar a relação ao preço médio de uma determinada aquisição.
A diferença do yield on cost p dividend yield é que ele não considera o preço de mercado. Portanto, o investidor receberá R$ 2 de dividendo em uma ação que custava R$ 20, ou seja, o yield on cost da operação.
Conforme o dividend yield de uma ação aumenta, mais chances o capital do investidor tem de ser remunerado.
É comum que muitos investidores busquem por ações na Bolsa de Valores que pagam bons dividendos, já que uma ação que possui dividend yield baixo costuma a entregar dividendos em curto prazo, por mais que não seja algo negativo.
Qual a diferença do dividend yield on cost?
O dividend on cost é a relação entre os dividendos através de uma ação que o investidor recebe de uma determinada empresa em relação ao preços que ele pagou, ou seja, um investidor comprou uma ação há 18 anos atrás e pagou uma quantidade por ação preferencial, as ações dessa empresa cresce de forma expressiva ao longo do anos e os seu dividendos também.
Ainda dentro do exemplo acima, com o crescimento das ações e dividendos da empresa ao longo dos anos da compra do investidor, a relação de dividendos pagos passa a ser por ação versus o preço pago em alta, portanto, sendo identificado como um yield on cost elevado.
Quais as vantagens do yield on cost?
Por servir como uma métrica que permite ao investidor ter uma noção mais clara da quantidade de dividendos que ele recebe em relação ao preço que ele pagou por ação, assim como também em relação à quantidade de recursos que foi desembolsado no passado.
Sendo assim, o indicador Dividend Yield On Cost possui muita importância para mostrar ao investidor o efeito que os dividendos crescentes geram em seu capital investido.
Outra vantagem que essa operação pode oferecer aos investidores é que se o investidor abre mão de um yield mais alto hoje, no futuro ele poderá elevar seu yield on cost, que também pode trazer elevados dividendos em relação aos recursos desembolsados.
É comum que os investidores possuam Yields On Cost em mais de 100% ou até 200% sobre o preço pago por algumas ações.
Comprar empresas sólidas e que ofereçam dividend yields em um nível alto pode ser uma boa estratégia para os investidores, já que empresas que contém fortes geradoras de caixa podem distribuir boas parcelas dos seus lucros aos acionistas.
O yield on cost é importante quando uma empresas começa a gerar cada vez mais lucros, sendo assim os dividendo acabam pagando aos investidores, já que todos esses lucros acabam sendo distribuídos aos acionistas da empresa.
Desta forma, podemos entender mais como este tipo de operação funciona e os motivos pelos quais os investidores deveriam de ficar de olho e utilizar os benefícios que os yields on cost podem gerar em seus investimentos.