loader image

Itaú Unibanco (ITUB4) anuncia cisão parcial do Itaucard

A medida faz parte da proposta de reorganização societária do grupo

Nesta quarta-feira (31), o Itaú Unibanco anunciou a aprovação da cisão parcial do Itaucard, uma subsidiária da instituição financeira.

Dessa forma, segundo a companhia, será realizada a transferência de algumas das atividades exercidas pela subsidiária para o Itaú Unibanco.

Cisão do Banco Itaucard

A operação foi aprovada em uma reunião do Conselho de Administração da instituição, realizada nesta quarta-feira. 

Dessa forma, como descrito no Comunicado ao Mercado publicado pela empresa, a operação prevê a transferência parcial das atividades de sua subsidiária à Instituição financeira.

[adinserter name=”BANNER INTRASITE RETANGULO DEITADO – 1″]
[adinserter name=”BANNER INTRASITE QUADRADO MOB – 1″]

“Serão transferidas para o Itaú Unibanco algumas das atividades hoje exercidas pelo Itaucard, incluindo a emissão e a administração de cartões de crédito, a instituição e a gestão de arranjos de pagamento e a realização de programas de fidelização de clientes” disse a empresa no documento, citando também o financiamento de veículos e equipamentos e atividades relacionadas ao setor de mobilidade.

Além disso, a operação deve ser deliberada em uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE), que deve ocorrer no dia 30 de setembro deste ano. Para a reunião, a Administração da companhia propôs, ainda, quais atividades permanecerão sob a responsabilidade da subsidiária.

“A atividade de oferta, e manutenção de contas de pagamento, as aplicações financeiras, os títulos e valores mobiliários, incluindo derivativos, dentre alguns outros créditos e bens, permanecerão no Itaucard”, afirmou a companhia.

A cisão foi aprovada em conjunto à reorganização societária do Itaú/Foto: Foregon

No documento, o Itaú afirma que tem buscado, de forma constante, racionalizar o uso de seus recursos e otimizar suas estruturas e negócios, confirmando que a Operação em questão deve trazer à instituição “benefícios claros” em sua direção.

No dia do anúncio da cisão parcial do Banco Itaucard, as ações do Itaú Unibanco (ITUB4) se desvalorizaram, fechando o pregão desta quarta-feira (31) com uma queda de 2,53%, cotadas a R$ 25,81.

Nesta quinta-feira (01), porém, seus ativos apresentaram valorizações, somando às 14:50 horas (Horário de Brasília) uma alta de 0,47%, atingindo os R$ 25,91.

Por fim, o comunicado, assinado pelo Diretor de Relações com Investidores e Inteligência de Mercado da empresa, Renato Lulia Jacob, confirma que outras informações podem ser encontradas nos sites de relações com investidores do Itaú Unibanco, da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e da B3, a Bolsa de Valores brasileira.

Ata Sumária

Na Ata Sumária da Reunião do Conselho de Administração, publicada no último dia 25 de agosto, a empresa detalha que, além de aprovar a cisão parcial do Banco Itaucard, também foram aprovadas mudanças no quadro executivo da companhia.

[adinserter name=”BANNER INTRASITE RETANGULO DEITADO – 2″]
[adinserter name=”BANNER INTRASITE QUADRADO MOB – 2″]

Dessa forma, também foram propostas as eleições de Rubens Fogli Netto, Eric André Altafim,  Lineu Carlos Ferraz de Andrade e Mário Newton Nazareth Miguel para posições executivas da instituição financeira.

Itaú Day

Nesta quinta-feira, ainda, ocorreu o Itaú Day, que contou com a participação de executivos do banco. Durante as apresentações, eles afirmaram que as buscas por bancos digitais melhoraram as questões de concorrência no mercado brasileiro.

Segundo o copresidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, Milton Maluhy Filho, “os novos concorrentes estão sendo cobrados pelo mercado a apresentar resultados, o que tornará a concorrência mais igual”.

Além disso, os palestrantes também confirmaram que, atualmente, a instituição financeira estuda a possibilidade de atuar com produtos financeiros dentro do Metaverso, tal qual tokens e certificados de operações bancárias totalmente digitais.

Para Pedro Moreira Salles, também copresidente do Conselho de Administração da empresa, a instituição bancária se protegia, até 2021, das mudanças na competitividade do mercado bancário brasileiro.

Pedro Moreira Salles, do Itaú Unibanco/Foto: Reprodução

Agora, no entanto, considerando um cenário equiparado entre as instituições bancárias tradicionais e bancos digitais, o executivo afirma que o Itaú Unibanco está preparado para “partir para o ataque”.

A área de cibersegurança também é objetificada pelo Itaú. Segundo o diretor de receitas do banco, Matias Granata, a companhia busca aumentar a segurança de seus ambientes sem “impactar” seus clientes.

Além de citar melhorias tecnológicas, o executivo também destaca a importância da comunicação com seus clientes. “A comunicação direta com o cliente para orientar também é um dos suportes da cibersegurança”, conclui Granata.