A capitalização de mercado do Tether (USDT) vê um aumento de 17%
A stablecoin Tether (USDT) está emergindo como a grande vencedora da crise bancária atual e dos problemas com outras stablecoins como USDC e BUSD.
Enquanto o setor bancário enfrenta uma reformulação necessária e é abalado pelo caos do Credit Suisse e pela falência de diversos bancos dos EUA, os investidores estão migrando para o USDT, que vem liderando com folga o mercado de stablecoins
O colapso do Silicon Valley Bank (SVB), do Signature Bank e do Silvergate Capital este ano destacou a “instabilidade” das stablecoins e levou a uma queda de quase 21% no valor de mercado do USDC, a segunda maior stablecoin do mercado.
A BUSD também sofreu contratempos com agências reguladoras dos EUA, com seu valor de mercado caindo mais da metade.
Em contraste, o valor de mercado do Tether ultrapassou US$ 77 bilhões e está em níveis vistos pela última vez em maio de 2022. O USDT subiu mais de 17% no acumulado do ano, demonstrando que os traders estão confiando no ativo mais do que nunca.
Stablecoins
O Tether confirmou recentemente que não tem exposição ao SVB ou Silverbank, e sua capacidade de manter a estabilidade durante condições adversas do mercado pode ter provado que não será derrubado de sua liderança tão cedo.
O domínio da stablecoin USDT também está em seu nível mais alto em 18 meses, capturando 60% da participação, de acordo com dados da Glassnode. Isso demonstra que o USDT é o favorito do setor, apesar das preocupações em torno do lastro de ativos e de sua controladora, a Tether Global.
Enquanto isso, o USDC, que é amplamente utilizado em finanças descentralizadas (DeFi), recuperou sua estabilidade graças à linha de vida fornecida pelos reguladores dos EUA e a promessa de apoio financeiro da Circle.
No entanto, o recente desempenho da stablecoin é uma reversão acentuada em relação ao ano passado, quando os investidores correram para resgatar bilhões de tether e mudar para o USDC após o crash do Terra.
Embora seja cedo para dizer se o USDT surge como a rede de segurança para os investidores em tempos de turbulência, sua capacidade de manter a estabilidade durante condições adversas do mercado pode tê-lo colocado em uma posição dominante.
A Tether ainda enfrenta críticas e questionamentos em torno do lastro de ativos e de sua controladora, mas, por enquanto, o USDT é a stablecoin que mais se beneficia da crise bancária atual e dos problemas com outras stablecoins.