Aave lança rede social alternativa para Web3 – ESTOA

Aave lança rede social alternativa para Web3


Advertisement


Advertisement


Os desenvolvedores por trás da plataforma de criptomoedas Aave anunciaram o lançamento de uma plataforma de rede social voltada a Web3 e alimentada por NFTs que visa ser uma alternativa às plataformas tradicionais de mídia social.

Chamada de Lens Protocol, a plataforma pretende ser uma alternativa ao Facebook, Instagram, TikTok, entre outras aplicações de rede social centralizadas.

No entanto, a Lens Protocol não é em si uma rede social. Em vez disso, é uma plataforma de código aberto que permite que os desenvolvedores criem aplicativos de mídias sociais, mercados e algoritmos de recomendação baseados em Web3.

Advertisement


Assim, a nova plataforma seria uma espécie de “WordPress” das redes sociais, permitindo que desenvolvedores usem suas ferramentas para construir suas próprias plataformas baseadas na infraestrutura de base da Lens Protocol.

“As redes sociais permaneceram relativamente inalterada na última década devido em parte ao conteúdo do usuário ser de propriedade de uma empresa”, disse o CEO da Aave, Stani Kulechov, em comunicado.

‘WordPress’ das redes sociais

De acordo com Kulechov, a oferta de Elon Musk para comprar o Twitter mostra que as pessoas não têm qualquer controle sobre seus dados e sobre as plataformas de redes sociais. Ou seja, elas precisam de uma nova experiência.

Advertisement



“Lens será a infraestrutura que dará origem à era de ouro dos aplicativos Web3. Pela primeira vez desde que a internet nasceu, as pessoas podem finalmente possuir suas contas e todo o seu conteúdo sem intermediários.”, disse.

Além disso, ele apontou que o protocolo permite que os seguidores, comunidades e os conteúdos de cada usuário sejam vinculados ao seu perfil NFT. Dessa forma, podem ser transferidos para qualquer aplicativo desenvolvido pela Lens.

Advertisement


Na prática, a empresa não é a dona dos dados, mas sim do contrato inteligente vinculado ao NFT que irá gravar as informações que podem ser ‘levadas’ para qualquer outra plataforma construídas na base da Lens.

“Os signatários da carta aberta da Lens poderão criar seu perfil para começar a interagir com os primeiros aplicativos baseados em protocolo. Cerca de 50 aplicativos foram criados na Lens até agora, incluindo aplicativos sociais e ferramentas de monetização para criadores”, disse a empresa.

Advertisement