Chefe do BIS declara vitória sobre cripto
Agustin Carstens, chefe do Banco de Compensações Internacionais (BIS), reivindicou a vitória sobre a “guerra cripto” em uma recente entrevista à Bloomberg TV em 22 de fevereiro.
Ele comparou a batalha entre criptomoedas e dinheiro fiduciário com uma luta por sobrevivência, mas afirmou que a guerra já havia sido vencida.
Carstens enfatizou que o aspecto mais crucial das atividades dos reguladores com cripto é evitar um impacto sistêmico, comparando-o a um potencial ‘terremoto financeiro’.
Carstens destacou a importância de proteger consumidores e investidores e garantir que as bolsas operem de maneira justa.
O foco do BIS em 2023 será em stablecoins e moedas digitais do banco central (CBDCs), que Carstens comparou a novos blocos de construção para um sistema financeiro moderno.
Sobre a reunião do G20 na Índia, Carstens antecipa uma forte declaração a favor da regulamentação.
Ele disse que o órgão mais importante do G20 em termos de atividades financeiras é o Conselho de Estabilidade Financeira, onde ministros da Fazenda, reguladores e bancos centrais se reúnem para decidir as principais regras do sistema financeiro internacional.
*Com Criptonizando