China garantirá a privacidade dos usuários do yuan digital
O diretor-geral do Instituto de Pesquisa de Moedas Digitais do Banco Popular da China (PBoC), Mu Changchun, informou nesta segunda-feira (25) que o governo protegerá a privacidade dos usuários do yuan digital.
Estas afirmações têm como objetivo, aliviar um pouco as preocupações com a privacidade, sendo um grande ponto de discussão pelos críticos das CBDCs.
Changchun também afirmou que os mecanismos em vigor do yuan digital, impedirão a realização de atividades ilícitas como:
- Lavagem de dinheiro.
- Financiamento do terrorismo.
- Evasão fiscal.
O que é o yuan digital
O yuan digital é a moeda virtual chinesa emitida pelo banco central, com objetivo de ajudar as entidades bancárias do país a recuperar o terreno perdido para as fintechs.
Este projeto é considerado um dos mais avançados no mundo em temas de CBDCs, devido aos planos de adopção e as quantias de dinheiro movimentadas em 2021.
O governo chines também vem distribuindo yuans digitais aos cidadãos para realizar pagamentos nas áreas de:
- Alimentação.
- Transporte.
- Varejo.
- Serviços governamentais
Novos produtos para aumentar a usabilidade
No evento Fifth Digital China Summit, realizado no último fim de semana, algumas instituições financeiras revelaram novos produtos que permitirão aumentar a usabilidade do yuan digital.
Entre os novos produtos anunciados pelas instituições temos:
- Um novo aplicativo móvel para o yuan digital.
- Uma carteira digital de yuans.
- Um cartão com chip para realizar pagamentos de serviços e produtos.
O governo da China tem como prioridade, aumentar a usabilidade do ativo digital no país e as ações tomadas recentemente mostram uma vez mais o esforço por conseguir este objetivo.