Cidade de Lugano na Suíça torna BTC e USDT moedas de curso legal – ESTOA

Cidade de Lugano na Suíça torna BTC e USDT moedas de curso legal


Advertisement


Advertisement


A cidade de Lugano, localizada na Suíça, planeja se tornar a capital europeia do Bitcoin (BTC). Nesse sentido, a criptomoeda tornou-se moeda de curso legal no país a partir da quinta-feira (3).

O anúncio ocorreu ao vivo durante o evento Lugano’s Plan B. Além do BTC, duas stablecoins também ganharam curso legal na cidade: o dólar Tether (USDT) e a LVGA, stablecoin local.

Inicialmente, o projeto permitirá que os impostos locais sejam pagos com criptomoedas, mas este uso será expandido para serviços como bilhetes de estacionamento, serviços públicos e taxas de matrícula para os alunos.

Advertisement


De acordo com as autoridades de Lugano, mais de 200 lojas e empresas na área deverão aceitar criptomoedas. Mas para isso acontecer é preciso um amplo trabalho de adoção. Nesse sentido, Paolo Ardoino, CEO da Tether, também anunciou um fundo de 3 milhões de francos suíços para incentivar a adoção das criptomoedas na cidade.

“Queremos mostrar que essas ferramentas, esses instrumentos, essas moedas que foram criadas podem ser feitas em um ambiente vibrante [localmente controlado] como a cidade de Lugano”, disse Ardoino.

Modelo de El Salvador

A inspiração da cidade suíça é, naturalmente, El Salvador, primeiro país a adotar o BTC como moeda oficial. Depois de quase cinco meses, a criptomoeda ganhou ampla aceitação e até impulsionou o turismo no país.

Advertisement


De fato, Ardoino citou o trabalho El Salvador como exemplo para a legislação de Lugano. A diferença é que a cidade suíça também adotou a USDT como moeda de curso legal. Como resultado, a cidade possuirá cinco moedas de curso legal – a quinta é o franco suíço.

Como parte da parceria, o Tether disse que criaria um fundo de até 100 milhões de francos suíços para ajudar a financiar as startups baseadas em blockchain. A expectativa é que essas empresas possam atingir o status de unicórnio, com uma avaliação de US $ 1 bilhão.

Advertisement


Além de registrar o momento em uma live, a cidade também o fez na blockchain. Uma transação contendo a data, local e a adoção do “Plano B” por Lugano foi incluída no bloco 725201 do Bitcoin.

Força suíça nas criptomoedas

Com uma população de cerca de 63.000 pessoas, Lugano é a 8ª maior cidade da Suíça. No entanto, a cidade é a maior do lado italiano do país e fica próxima da fronteira com a Itália. Portanto, trata-se de uma importante região para disseminar o uso do BTC.

Advertisement


A Suíça é conhecida pelo cantão de Zug, região que possui diversas vantagens fiscais para empresas e investidores de criptomoedas. Com a adesão de Lugano, o país ganha mais uma opção para os investidores.

“Lugano é a capital econômica do sul da Suíça e sempre foi líder na criação de novas oportunidades. Colaborar com uma empresa do calibre de Tether é um ímã que atrairá mais empresas para Lugano”, afirmou Pietro Poretti, prefeito de Lugano.

Por fim, a cidade também sediará a Conferência Bitcoin World Forum, que ocorrerá entre 26 e 28 de outubro.