A sutil arte de sobreviver no mercado de capitais – ESTOA

A sutil arte de sobreviver no mercado de capitais


Advertisement


Advertisement


Olá meu caro investidor e leitor! Neste artigo irei deixar alguns insights sobre minhas experiências no mercado financeiro, principalmente a questão mais importante no início de quem se “aventura” neste magnífico e perigoso mundo dos investimentos: Como sobreviver no mercado financeiro?

Conforme vivemos e adquirimos conhecimento, percebemos que somos eternos aprendizes, pois apenas o conhecimento nos leva do lugar X ao Y, nos faz mudar de fase e avançar de “nível”.


Advertisement


Pois bem, uma mensagem oportuna é a de Napoleon Hill, de que o fracasso é momentâneo e, toda vez que o temos, vem junto uma semente de igual oportunidade e que na vida podemos escolher entre ganhar e aprender.

O grande problema é que aprender no mercado financeiro custa caro, todos que estão nele sabem que os dias de maior aprendizado são os de perdas. Quem realmente aprende e não comete os mesmos erros, já tem meio caminho andado para ter consistência, mas o problema é quando os erros são repetidos, e isso leva a reflexão se realmente estamos evoluindo no processo.

Advertisement


Outra questão é a de alguns profissionais (será?) que se aproveitam do mercado financeiro para vender cursos e mentorias, venderem a ideia que o mercado financeiro é o caminho mais fácil para se ganhar dinheiro.

Entenda jovens gafanhotos: o mercado financeiro é um caminho POSSÍVEL para se ganhar dinheiro que irá gerar frutos no médio e longo prazo. Então retire o quanto antes essa ideia de dinheiro fácil da cabeça de vocês.

Advertisement


Deixo 5 insights abaixo para inspirar vocês a refletirem e buscarem soluções:

1 – O mesmo golpe não funciona duas vezes contra o mesmo cavaleiro

Quem conhece o anime “Os Cavaleiros do Zodíaco” vai se lembrar do cavaleiro de fênix, Ikki, dizer em suas batalhas “O mesmo golpe não funciona duas vezes contra o mesmo cavaleiro” (Que nostalgia, leio na voz do dublador).

Advertisement


Trazendo ao nosso “campo de batalha”, não podemos sofrer o mesmo golpe mais de 1x, temos que aprender com as perdas conforme citei acima. Se você não estiver aprendendo e repetindo os mesmos erros, significa que você está com abalo emocional e deve infelizmente parar imediatamente com o que está fazendo e procurar ajuda.

2 – Melhor gastar suor no treinamento do que perder sangue no campo de batalha

Deixe de ser imediatista! Treine a estratégia, faça backtesting, não seja ansioso. Quem transpira no treinamento, evita perder sangue (dinheiro) no campo de batalha. Procure conhecimento, pare de querer o caminho fácil, onde você for os que sabem mais irão ter maiores resultados!

3 – O sábio aprende com o erro dos outros, o esperto com seus próprios erros e o tolo persiste nos erros.

Estamos na maior e melhor era da informação da história, reconheço que a escuridão da falta de conhecimento e a luz em excesso pela quantidade de informação cegam do mesmo jeito, porém saiba usar isso ao seu favor. Muitos dos alertas em vídeos, artigos etc… são de experiências vividas pelos autores, seja sábio e aprenda com os nossos erros, caso queira sentir na pele, pelo menos seja esperto em aprender com os seus erros. E seja sincero consigo mesmo, se não está desenvolvendo, significa que isso não seja pra você,

4 – O caminho rápido em 99% das vezes vai te levar pra mais longe dos seus objetivos

É inegável que estamos com muito mais acesso a ativos financeiros do que antes, sejam eles de mercado a vista, futuro, derivativos, criptoativos e por aí vai… porém esse acesso também está muito mais fácil para a alavancagem, essa alavancagem faz com que seja possível negociar ativos com 50%, 25% até 1% do valor em que temos em conta perante ao valor do ativo.


Não é normal ganhar 20% em cima do seu patrimônio em um dia, quanto maior as possibilidades, maior ainda serão os riscos, principalmente para quem opera day trade. Tenha estabilidade, faça seu patrimônio crescer de forma linear e segura, arrisque no day trade só que esteja disposto a perder.

5 – Cuidado com o viés do sobrevivente

Temos várias histórias de sucesso, não é mesmo? Pessoas que começaram com pouco e hoje tem um patrimônio considerável, mas a questão é: E os que quebraram? Não se dá palanque para fracassado, mas existem dados que mostram o quanto as pessoas físicas perdem na bolsa todos os meses. Procure estes dados e tire suas conclusões, não se sinta especial a ponto de ser prepotente em falar que com você será diferente, seja realista e racional.

Espero ter ajudado vocês a refletirem a respeito.

Até a próxima!

-Wano Carvalho

Analista CNPI-T / CEA – Especialista em Investimentos

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.