Ainda dá tempo de você se organizar para 2023
O início do ano é o melhor período para começar a se organizar financeiramente!
O mês de janeiro é bem conturbado, pois temos diversas despesas para pagar, IPVA, IPTU, material escolar, dívidas feitas no final do ano, se você não se planejar agora, além de piorar essa situação, você com certeza vai repetir essa mesma história em janeiro do próximo ano.
Portanto, essa é a hora de rever ou iniciar o seu planejamento financeiro, ele funcionará como uma bússola, que vai te orientar para onde vai cada centavo do seu dinheiro.
Preciso te adiantar que o planejamento por si só, não tem autonomia nenhuma, você precisa agir.
Dentro do que eu acredito como educadora financeira, todo orçamento financeiro precisa seguir 3 pilares importantes:
- Despesas obrigatórias: são todas as despesas fixas que você já possui;
- Despesas essenciais: coisas que são importantes para você e que precisam fazer parte da sua rotina. (Ex: Ir à academia);
- Investimentos: os investimentos serão responsáveis por cuidar do seu futuro e das metas que são importantes para a sua jornada.
Dicas para se organizar e montar um orçamento financeiro inteligente
- Faça um mapeamento das suas despesas atuais
- Avalie, o dinheiro está sobrando ou faltando?
- Dinheiro sobrando: ótimo sinal de que suas finanças estão em dia, separe o seu orçamento nestes blocos que citei acima e estipule o teto de gastos de cada um, cada centavo do seu dinheiro deve ter destino, incluindo o seu lazer;
- Dinheiro faltando: Mau sinal, significa que você está vivendo um padrão de vida que não é adequado a sua renda, está na hora de avaliar cada classe de gastos e entender onde você pode reduzir despesas.
Exemplos: Você utiliza todos os canais da sua TV por assinatura? Se não, ligue e negocie, feche um pacote somente com os canais que você assiste.
Avalie seu plano de celular, será que é possível renegociar por um valor menor?
Como anda a fatura do seu cartão de crédito, está cheia de Uber e IFood? Você paga anuidade de cartão de crédito e pacote de conta corrente?
Sim, é preciso reavaliar tudo e entender onde está o seu gargalo.
Eu sei que você quer muito mais, o segredo para viver a vida que você quer está em aumentar a sua renda, e não em se encher de “pequenas” parcelas para antecipar sonhos.
Você precisa aprender a apreciar a vida que o seu dinheiro pode pagar, enquanto não tem condições de fazer melhor ainda.
O seu sucesso financeiro, está na mudança de mentalidade.
Dinheiro sem destino é dinheiro perdido, o que tem feito com o seu?
– Vanessa Euzebio
*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.