As dívidas te impedem de ter liberdade financeira
Muitas pessoas confundem liberdade financeira com saldo na conta corrente. Ter liberdade financeira é poder fazer o que se quer sem comprometer o seu orçamento básico do mês. O segredo está em como você gasta o seu dinheiro e não no quanto você ganha.
A partir do momento que você aprende a usar o seu dinheiro de maneira inteligente você tem liberdade financeira, e construir riqueza será uma consequência deste novo hábito.
No Brasil infelizmente não temos a cultura de estimular a educação financeira, e como consequência desta negligência em maio deste ano chegamos a 66,6 milhões de brasileiros endividados, segundo os dados divulgados pelo Serasa no último dia 11.
O cartão de crédito é o grande vilão com 28,2% do total das dívidas. Com 22,7% estão as contas básicas como água, luz e gás. Em terceiro lugar estão os setores de varejo e financeiras, com 12,5% cada.
O Serasa liberou algumas oportunidades de negociação com desconto, para facilitar a negociação destas dívidas.
Mas existe aqui um vilão muito maior do que as dívidas: a mentalidade que você tem em relação ao dinheiro, você pode até conseguir negociar e liquidar as suas dívidas, mas enquanto o seu comportamento em relação ao dinheiro não mudar, em alguns meses você estará novamente endividado.
Mudança da sua vida financeira
Os dois primeiros pilares para a mudança da sua vida financeira são: mentalidade e ambiente, hoje quero focar no segundo pilar: ambiente.
Quantos de nós já ouvimos a famosa frase: “você é a média das 5 pessoas com que mais convive”, observe as pessoas com quem você mais anda, qual a situação financeira delas?
Provavelmente não será muito melhor que a sua, isso porque tendemos a andar com pessoas que possuem a mesma filosofia de vida, aquele estilo parecido com o nosso, pessoas em situações melhores geralmente nos incomodam, mas é com elas que você tem que começar a andar, afinal são os hábitos e comportamentos que fazem com que a vida delas seja mais próspera.
Estas pessoas têm muito a te ensinar, o que pessoas com a mesma situação que a sua podem agregar se nunca chegaram ao próximo nível? Se não sabem o que tem lá?
Você precisa cortar o vínculo com os amigos atuais? Jamais, mas precisa aprender a ser intencional em seus relacionamentos, você sempre sentará em 3 mesas, aquela que será para diversão, a mesa que você terá com o que contribuir e a mesa em que você será o aprendiz.
Quero finalizar este artigo com a frase: “dinheiro sem destino, é dinheiro perdido”, aprenda a dar destino para cada centavo do seu dinheiro, assim você terá domínio sobre ele, e não ele sobre você.
– Vanessa Euzebio