Chegou a hora da verdade, Eleições Brasil 2022; como lidar – ESTOA

Chegou a hora da verdade, Eleições Brasil 2022; como lidar


Advertisement


Advertisement


Então é isso, meu caro leitor e amigo investidor. Chegamos na semana derradeira de nossas eleições de 2022. Agora mais do que nunca preciso tirar você desse papo de direita x esquerda, socialismo x fascismo e todas essas porcarias de factoides criados por muita gente desinformada e mal intencionada. 

Importante destacar que meu intuito aqui é te convencer da importância do seu voto, e algumas coisas que irei destacar são fundamentais para que você fique em paz com os resultados e principalmente enxergue oportunidades para seus investimentos.
Dito isso, vamos abordar alguns temas:

1 – Em quem votar?

Sinceramente, não me interesso em quem você vai votar, desde que você saiba em quem está votando, como o voto é secreto, também não irei entrar em detalhes pessoais.

Advertisement



Segue plano de governo dos candidatos para que vocês possam analisar e verificar quem representa mais a sua pessoa e principalmente quem você entende que pode governar o Brasil para todos:

Advertisement


Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (tse.jus.br)

Neste site, basta clicar em cima do nome do candidato e depois em plano de governo. 

Advertisement


Também irá poder ver em detalhes a declaração dos bens e certidões criminais;

2 – E se meu candidato não ganhar?

Isso não é o fim do mundo! Não me entenda mal, mas você precisa parar de se preocupar com coisas que você não tem controle! Nenhum possível presidente irá resolver todos os problemas ou destruir o país em 4 anos, pois quem faz esse país somos nós! Portanto, faça sua parte.

Advertisement


3 – Como aproveitar as oportunidades de mercado?

Aqui sim você tem controle e pode sem dúvidas se aproveitar da volatilidade do mercado financeiro. 

O importante é entender o cenário atual em que estamos, onde as eleições brasileiras já estão “precificadas” e o mandatório é a inflação e o temor pela recessão mundial. 

Existem algumas estratégias com opções que podem nos beneficiar, porém destaco que não é para fazer as mesmas com alavancagem!

  1. Compra de Straddle – Estratégia de comprar 1 opção de call e outra opção de put no mesmo strike e no mesmo vencimento. Essa estratégia irá fazer com que você se aproveite da volatilidade, mas ter atenção com o break even da operação que deve ser sempre a soma dos valores pagos com o strike. Sugiro que assim que o mercado fique direcional, zere imediatamente a opção contrária para que consiga recuperar parte do dinheiro investido nela e se aproveite de toda movimentação que sobrou. Pode fazer com as opções de BOVA ou das ações mais líquidas;
  2. Comprar Opções OTM – Conhecida como o jargão de “pozinho” neste cenário de possível volatilidade, comprar opções baratas e com duração de pelo menos 45 dias pode ser muito lucrativa com baixo risco, lembrando mais uma vez que a alavancagem se torna perigosa se não for administrada.
  3. Compre a ação e venda a PUT bem ITM com valor intrínseco negativo – Essa estratégia merece sua atenção e destaco um vídeo que gravei exclusivamente sobre ela.

4 – Minha visão para o momento político:

Sinceramente, quero ser íntegro e como um profissional e um educador, preciso sim ter uma visão e uma opinião. Fecho esse artigo escrevendo uma nota de repúdio a essa falácia de voto útil, essas eleições estão sendo decididas pelo voto do ódio, “irei votar em um candidato que não quero para que o que eu odeio não tenha chances”. Que cabimento tem isso? Não posso expor mais minha raiva por esse tema, pois caso contrário meu artigo será negado por acúmulos de palavrões! 

Vote em quem você quer e não siga essa patifaria de voto útil, isso irá fazer você não exercer seu direito de voto, se sentirá frustrado e por cima usado. Boas eleições a todos! 

Até a próxima.

-Wano Carvalho

CNPI – T / CEA

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.