Como começar a investir? – ESTOA

Como começar a investir?


Advertisement


Advertisement


Acho que essa é a pergunta que a maioria dos educadores financeiros criadores de conteúdo devem receber. Todos os dias recebo perguntas deste tipo, mas o que percebo é que as pessoas querem muito mais uma receita pronta do que aprender de fato sobre o que são investimentos, outras tantas acham que terão os seus patrimônios dobrados em pouco tempo sem ao menos saber valor que possuem disponível mensalmente para investir.

Podemos ver que desde 2020 o número de pessoas físicas na Bolsa de Valores vem subindo consideravelmente e segundo a B3 em fev 22, batemos 5 milhões de CPF´s na Bolsa de Valores.

Evolução da posição de pessoas físicas na B3/Fonte: B3

Destes 5 milhões de brasileiros na Bolsa somente 20% se mantém ativo na Bolsa de Valores:

Advertisement


Investidores mais ativos/Fonte: B3

Talvez por falta de conhecimento ou entendimento errado sobre o que são os investimentos muitas pessoas desistem no meio do caminho e acabam abandonando algo de suma importância e que pode fazer grande diferença para o presente e futuro delas.

Antes de saber como começar a investir, é preciso entender o que de fato é um investimento e quais os benefícios de investir. 

Advertisement


O que é um investimento?

Em termos simples, é usar o seu dinheiro para ter retorno positivo em um determinado período.

Existem diversas categorias e maneiras de investir e cada uma delas apresenta riscos, rentabilidade, prazos e condições diferentes.

Advertisement


As duas principais modalidades são renda fixa e renda variável, as famosas ações e fundos imobiliários.

Quando você investe em renda fixa, está emprestando dinheiro para o governo através de títulos públicos, o famoso Tesouro Direto.

Advertisement


E na renda variável está se tornando sócio de grandes empresas (ações) e/ou empreendimentos de grande porte (Fundos Imobiliários).

Quais as vantagens de investir?

Além de ter o fator juros compostos trabalhando para você, fica muito mais fácil conquistar os seus objetivos financeiros, porque você consegue fazer isso em um tempo muito menor do que ficar deixando dinheiro embaixo do “colchão” ou na poupança. E um dos principais fatores, conseguir proteger o seu dinheiro da inflação mantendo assim o seu poder de compra.

E falando sério! Onde que com pouco dinheiro você conseguiria se tornar sócio das melhores e maiores empresas do mundo? Sim, investir é para todos.

O que preciso saber para começar a investir?

Planejamento Financeiro: você precisa entender qual o seu potencial de investimento mensal, aqui consistência é a chave para o sucesso, além é claro de ter o controle mensal do seu fluxo de renda. 

O planejamento financeiro vai te auxiliar a cuidar do seu dinheiro de maneira mais eficiente, assim você consegue ter muito mais qualidade de vida e viver o padrão de vida adequado para a sua renda.

Definir seus objetivos: são os seus objetivos irão nortear a escolha do melhor investimento, você precisa saber qual o prazo e valor para que esse objetivo seja realizado.


Estudar sobre investimentos: estude e conheça as modalidades de investimento assim poderá fazer a escolha mais adequada ao seu perfil de investidor e objetivo.

Abra conta em uma corretora: será através da corretora que você terá acesso a investir, escolha uma corretora de sua confiança e com boas taxas.

Seu primeiro investimento: o primeiro investimento sempre será em sua reserva financeira, ela será a sua maior aliada em uma boa estratégia de investimento, te dará o suporte necessário em caso de emergência ou oportunidade, evitando que você tenha que resgatar os valores usados para investir reduzindo o risco de perda, principalmente se tivermos em um ciclo de baixa na Bolsa de Valores.

Qual investimento todo mundo precisa ter?

Bom, acredito que todo investidor precisa ter uma boa carteira de aposentadoria (liberdade financeira), afinal quem quer passar o resto da vida trabalhando para sobreviver?

Chega um momento da vida que queremos desfrutar das coisas boas, sem nos preocupar com as contas a pagar não é mesmo? E a única maneira de fazer isso é investindo com foco no longo prazo, literalmente fazer com que seu dinheiro trabalhe para você e não você para ele.

Nunca se esqueçam, dinheiro sem destino é dinheiro perdido!

– Vanessa Euzebio

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.