Como se planejar financeiramente para morar sozinho(a)?
Fala pessoal, esse é meu primeiro texto aqui em parceria com a ESTOA, espero que seja o primeiro de muitos, agradeço essa abertura e confiança no meu trabalho, para você que não me conhece, irei fazer uma breve apresentação da minha história no mundo dos investimentos. Eu sou a Thayna, tenho 26 anos, moro sozinha no estado de Minas Gerais, porém, nasci numa cidade do interior de São Paulo, vim de uma família simples, onde meus pais trabalharam muito para criar eu e meus 3 irmãos.
A minha educação financeira não veio de casa, meus pais viviam com dívidas, não tinha uma organização financeira que funcionasse, e eu criança já observava que isso não podia ser normal, lembro que nessa fase, não tínhamos mesada, mas todo dinheiro que eu ganhava dos meus pais, separava uma quantia para guardar no cofrinho, eu me considero uma pessoa econômica, quando comecei a trabalhar, passei a ter meus primeiros gastos, e tomar nota de todas as minhas despesas num caderno, anotava cada centavo que gastava.
Primeiro contato que tive com educação financeira, foi lendo o livro “Me Poupe” da Nathalia Arcuri, gostei tanto que comprei um curso que ensinava a aplicar o dinheiro no mercado de ações, com essa base, comecei a investir com mais confiança, na época aplicava R$500,00 reais mensalmente, nessa fase estava montando minha primeira reserva de emergência e diversificando uma parte entre ações, fundos imobiliários e ações no exterior.
Vocês devem estar se perguntando? “Mas e aí Thayna, como você conseguiu se organizar para morar sozinha?”. Vamos lá, essa é a parte que eu mais gosto, quando sai da faculdade em 2019, eu já estava empreendendo na internet, tinha um ganho muito bom e me sentia capaz de dar o próximo passo, rumo a minha independência. Nos primeiros anos de pandemia, ainda estava na casa dos meus pais, trabalhando home office na minha agência de marketing digital, então grande parte do lucro que tinha nos meus negócios online, eu investia.
Acontece que em julho de 2021, como de costume, eu viajei de férias para Minas Gerais, sempre gostei de passar minhas férias na casa dos meus familiares de Minas, e ali foi que eu tive um start “uai vou morar aqui”, eu lembro certinho que ao visitar as casas e apartamentos para alugar, eu tinha uma média que estava disposta a pagar, na minha segunda visita, eu vi uma KITNET, e achei ela perfeita, para a minha primeira experiência morando sozinha, ela tinha tudo que eu precisava e uma ótima localização, o valor cabia no meu orçamento. Diante disso, fiz a reserva com o corretor, e entrei naquele processo burocrático de documentação, em 3 semanas, eu já estava indo buscar as chaves da casa.
Uma dica, vai com calma nesses primeiros meses, eu confesso que empolguei demais, tive uns gastos com mobilha, aproveitei alguns móveis que já tinha na casa dos meus pais, ou seja, trouxe minha cama, armário, escrivaninha, cadeira, assim consegui deixar o meu ambiente mais funcional possível.
Sobre planejamento, antes de tomar essa decisão de me mudar de cidade, e começar minha vida do 0, já estava consumindo alguns conteúdos do Youtube para ter uma base do que iria precisar, porém, eu vi que com o que eu tinha na época, já era suficiente para começar, eu não queria postergar mais sabe, então com 25 anos, sai da casa dos meus pais, e já completei um ano que estou morando sozinha, a experiência está sendo ótima, aprendi a cozinhar nesse período, o orgulho que eu senti quando me vi fazendo coisas, que achava impossível antigamente, me fez ter mais confiança e saber que posso alcançar coisas ainda maiores.
Se é o seu desejo também, só vai, eu não me mudei com muito dinheiro não, mas o que tinha foi o suficiente para arcar com os gastos iniciais, e como sou do mundo dos businesses kkkk, sei a importância de um bom networking, sendo certo que no meu segundo mês morando sozinha, já estava com grandes parcerias na área do digital, onde consegui recuperar com o meu trabalho, todo o gasto inicial com a mudança.
Dicas que você não vai ver por aí, mas quero compartilhar pois o meu intuito é te ajudar:
- Tenha mais de 1 fonte de renda, isso vai fazer com que você chegue no seu objetivo mais rápido.
- Tenha bons contatos.
- Não tenha medo de tentar algo novo.
Tenho certeza que você irá conseguir realizar esse sonho também de morar sozinho(a), esteja preparado, tanto financeiramente como emocionalmente. “Dê o passo que Deus coloca o chão.”
-Thayna Alves
*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.