Cuidado com promessas financeiras milagrosas – ESTOA

Cuidado com promessas financeiras milagrosas


Advertisement


Advertisement


Diariamente converso com pessoas através das redes sociais sobre dinheiro. Muitas delas me procuram porque querem tirar dúvidas financeiras sobre investimentos para fazer seu patrimônio se multiplicar e percebo que grande parte não tem a mínima ideia de como funciona o mercado financeiro. 

O que me preocupa é que sem conhecimento fica fácil acreditar que existe dinheiro fácil e que investir significa enriquecer rápido e com facilidade. Cria-se assim o perfil perfeito para os golpistas agirem.


Advertisement


As redes sociais ajudam muito na disseminação de conteúdo dos mais diversos tipos. Eu mesmo as utilizo muito para divulgar meu trabalho, produzir e publicar conteúdos de finanças, porém há um perigo aí. Algumas redes estão cheias de perfis fakes. Pessoas mal intencionadas que copiam vídeos, fotos e textos criando perfis falsos e convidando várias pessoas para investirem em negócios com criptomoedas e com rentabilidade extremamente fora da média.

Fique atento às falsas promessas financeiras

Para algumas pessoas as promessas de dinheiro fácil já servem como alerta de que algo não está correto, porém para outras várias pessoas que não conhecem o mercado, dados econômicos ou como funcionam os juros compostos, cair num golpe fica fácil.

Advertisement


Geralmente os perfis fakes iniciam a conversa perguntando como estão as finanças da possível vítima. Em seguida oferecem “investimentos seguros” e que rendem valores absurdos. Um dos últimos fakes do meu perfil, por exemplo, estava oferecendo um tipo de investimento onde a pessoa aplica R$100,00 e ganhava mais de R$2.000,00 por semana. Isso mesmo, por semana!

Este tipo de proposta pode pegar pessoas despreparadas em cheio. Principalmente se elas estiverem precisando de dinheiro para resolver algum problema. A falta de conhecimento, aliada ao desespero de alguma situação é o território perfeito para os bandidos agirem.

Advertisement


Infelizmente o avanço da educação financeira no Brasil ainda é muito tímido. As escolas já começaram a trabalhar o tema, porém ainda deixam muito a desejar. Um dia desses meu filho me disse que uma de suas professoras estava motivando os alunos a deixarem dinheiro na poupança. Acertou em motivar o hábito de poupar, mas errou na forma.  

Perceba que temos dois extremos: pessoas que acham que existe dinheiro fácil e podem facilmente cair em um golpe e pessoas que deixam dinheiro na poupança por não acreditarem que há investimentos seguros mais rentáveis ou porque realmente acreditam que estão fazendo um bom negócio.

Advertisement


Buscar conhecimento financeiro é uma necessidade para quem almeja conquistar sua liberdade financeira ou ao menos ter uma vida mais tranquila no futuro.

Conheça os principais indicadores econômicos do Brasil

Conhecer por exemplo indicadores da economia como a taxa Selic, CDI e o IPCA já seria um grande caminho andado. Ter esta base já faz com que seja mais difícil cair num golpe com promessas surreais ou então deixar valores parados na conta corrente ou na poupança deixando dinheiro na mesa. Saber que há várias formas de rentabilizar melhor sua poupança sem correr riscos elevados é libertador. Eu passei por esta fase e sei do que estou falando.

Se você está nestes extremos fica aqui meu conselho: CORRA!  O tempo não espera ninguém. O maior arrependimento de todo investidor é não ter começado antes. Busque conhecimento e aprenda a controlar e investir seu dinheiro de forma segura. Vamos prosperar!

Até a próxima!

-Ivã Araújo

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.