De geração para geração – Educação Financeira de pais para filhos
É comum os pais tentarem proteger seus filhos durante a fase de desenvolvimento. Eles estão ali presentes, desde os primeiros dias de vida, nas escolhas durante a adolescência e em seus resultados na vida adulta. E como proteger nossos filhos, financeiramente, dos imprevistos da vida e ensiná-los a aproveitar as oportunidades?
Escola x Educação financeira
Educação Financeira nas escolas ainda não é uma realidade total. Existem muitos projetos para mudar essa situação e com a ajuda de pessoas como nós que levamos essa riqueza para cada vez mais pessoas através da internet isso está cada vez mais próximo. No entanto, a nobre missão ainda está com os pais.
Hoje você verá o que precisa para mudar essa realidade em casa.
E aí papai, como educar seus filhos para fazerem boas escolhas financeiras por toda a vida?
Ensinamentos aos filhos sobre o bom uso do dinheiro?
Comprar somente aquilo que seja importante e necessário;
Ensinar a fazer lista de compras;
Ensinar a traçarem metas para seus sonhos de forma detalhada;
Sempre pedir desconto;
Não perder dinheiro;
Sempre guardar uma parte de todo dinheiro que receber;
Ensinar aos filhos uma Mentalidade Rica
A necessidade de ensinar aos filhos a terem uma mente rica é extremamente importante. Contudo é sistematizar uma programação de hábitos positivos e sentimentos, que formarão pensamentos, que resultarão em ações saudáveis, assim entendendo que o dinheiro é apenas um meio e não o fim. Internalizando generosidade, reciprocidade, gratidão, humildade e entusiasmo. Características que os levarão ao sucesso financeiro e pessoal.
Garantia financeira para o futuro
Assim como nossa aposentadoria pode não estar segura quanto ao sistema público, nossos filhos podem estar muito mais em risco. Fazer uma Reserva Financeira é importante, além de garantir uma segurança financeira, servirá também para o custeio de seus estudos como faculdade, pós graduações, cursos técnicos, viagens de intercâmbio, compra de um imóvel, veículo, MONTAR UM EMPREENDIMENTO e investimentos no mercado financeiro. Não esqueça que esse passo é tão importante para os filhos, como para a tranquilidade dos pais no futuro.
O sentido de ter um “porquinho”?
Ensinar aos filhos o hábito de poupar de forma lúdica e divertida criando assim um ótimo hábito. Esse é um passo importante a partir do momento que os filhos começam a entender sobre a necessidade do dinheiro. Porém em uma idade mais avançada, dos 6 em diante, torna-se necessário ensiná-los sobre formas de gerar mais dinheiro e fazer render suas poupanças.
Tipos de investimentos para os filhos
Investimentos voltados para os filhos são investimentos para o longo prazo. Serão muitos anos para esse tipo de investimento e precisamos ter segurança e bons rendimentos já que a liquidez será muito baixa (não tiramos o dinheiro em menos de 10 anos).
Bons investimentos para a Reserva Financeira dos filhos: CDBs, LCA/LCI, Títulos Públicos (de preferência atrelados ao IPCA), Previdências Privadas (com taxas menores que 0,30%) ou Fundos DI.
Qual a Reserva ideal?
Não importa o momento em que começar, o quanto antes melhor, mas nunca será tarde demais.
Seu filho já possui 16 anos? Esse será um ótimo momento para ensiná-lo sobre investimentos e a importância de montar uma Reserva, caso ele ainda não saiba.
Quanto maior o período melhor será para os investimentos de seu filho(a). A Reserva ideal será montada de acordo com o que os pais podem investir. O primordial será o tempo e a constância nos aportes para que o futuro deles seja próspero.
Não espere que seus filhos sejam sua aposentadoria
Não espere por isso! Ensine aos seus filhos o caminho da liberdade financeira e não deixem também de cuidar de sua independência financeira, assim tanto aprenderão o que fazer, quanto não precisarão ajudá-lo. Mostre para eles a importância da mentalidade rica. Assim sempre estarão ao seu lado para viver momentos de prosperidade. O resultado de suas conquistas serão maiores do que qualquer valor financeiro e a gratidão será eterna. Esta sim é uma aposentadoria de ouro.
Liberdade financeira ainda jovem
Prepare seu filho(a) para ter o mais jovem possível sua liberdade financeira para trabalhar com o que realmente gosta e ama. Salve-o da prisão de uma profissão ou trabalho que lhe traga frustrações e o torne descontente com a vida. Felicidade realmente é poder fazer o que gosta.
Um pedido para você de todo coração
Aos pais do Brasil eduquem seus filho(a)s financeiramente, não somente para pagar contas no fim do mês, mas para ter uma vida de abundância, fazer uma brilhante trajetória, seja em qualquer área da vida pessoal e profissional. Conte sempre com o Investimentos Saudáveis nesta luta incansável em propagar a Educação Financeira, buscando infinitamente contribuir para uma evolução em nossa sociedade.
-Otávio Boni
*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.