Heurísticas: como vencer nós mesmos? – ESTOA

Heurísticas: como vencer nós mesmos?


Advertisement


Advertisement


E aí amigo leitor e investidor, aproveitando esse grande movimento da Bolsa? Depois de tanta queda, não é possível que você ficou de fora né? 

Se ficou ou não, saiba que provavelmente você foi influenciado mesmo que inconscientemente por um viés cognitivo. Esse viés também chamado de “atalhos mentais” nos faz tomar decisões em curto espaço de tempo, muita das vezes sem analisar e ponderar todas as informações e recursos em mão.

Preciso dar créditos aos que desbravaram os estudos a respeito das heurísticas, fica aqui meus agradecimentos ao psicólogo Herbert Simon, vencedor de prêmio Nobel que iniciou os estudos e aos psicólogos Amos Tversky e Daniel Kahneman que aprofundaram e listaram os vieses cognitivos.

Advertisement



Mas afinal, o que é heurística? Basicamente são esses pensamentos instantâneos influenciados por fatores, que fazem nosso cérebro querer tomar uma decisão rápida para um problema complexo. A heurística é útil em algumas situações, porém pode deixar as coisas mais “embaraçadas” em outras.

Advertisement


Você já ficou com muita raiva de você mesmo, por tomar uma decisão como vender aquela ação no lucro pra poder comprar mais da que está no prejuízo? Saiba que isso se chama Aversão a perda e irei aprofundar logo mais.

Vou listar as principais Heurísticas e trazer para nossa realidade no mercado financeiro baseados em decisões de análise técnica;

Advertisement


Representatividade – Viés de comparar eventos do passado para explicar e decidir a respeito de acontecimentos atuais, sem levar em conta outras possibilidades. No mercado financeiro em especial para um analista técnico ou qualquer investidor que utiliza a análise gráfica é verificado por exemplo um ponto de suporte/resistência e entender unicamente que isso te dá o poder de decisão de realizar uma operação sem levar em consideração outros fatores como volume, médias, indicadores…

Ancoragem – Sem dúvidas muitos vão se familiarizar, a Ancoragem são informações do passado recente que cria um forte viés para a tomada de decisão e mesmo que fatores diferentes estejam acontecendo você se mantém com aquela opinião, em nosso dia a dia é o mercado está sinalizando queda e por causa de um dado econômico no passado recente como um balanço da empresa ou um Macro indicador, o investidor mantém a posição mesmo que esteja tendo perdas e esteja fora de seu gerenciamento.

Advertisement


Disponibilidade – Esse viés é um dos principais em nossa tomada de decisão, pois sempre tentamos explicar acontecimentos do agora com acontecimentos de nosso cotidiano que sempre estão em nossa mente, um exemplo é pensar na probabilidade uma pessoa fica resfriada por ficar sem camisa por conta de conhecidos seu que ficavam sem camisa e ficavam resfriados. No mercado financeiro um clássico exemplo é pensar que por conta de conhecer alguém que ficou rico com bolsa de valores, também é possível qualquer um ficar.

Efeito Manada – Essa é fácil de entender! São aquelas opiniões de outros investidores, por exemplo em chat de salas de day trade, Grupos de programas de mensagem, quando muitos dizem “Vende!” Compra!” e acaba gerando o efeito manada.

Aversão a perdas – Infelizmente esse é o que mais influência de 9,9 de 10 investidores, está em nossa raiz a aversão à perda. Famoso ganhador covarde e perdedor corajoso, e outros jargões como por exemplo, “matar a vaca que dá leite pra cuidar da vaca em câncer terminal”. Enfim, é justamente essa obsessão de vender uma ação lucro mesmo que pequeno e quando está com 20% de queda, 30% não desfaz da posição, até pior vende a lucrativa pra fazer preço médio no que está ruim. Esse viés tira as pessoas do mercado cedo ou tarde.

Afeto – Outra que é fácil de entender, essa é totalmente fora da razão e nos faz tomar decisão por questões meio banais, por exemplo investir em uma empresa só porque seu logotipo ou sigla tem as iniciais do nome de alguém que gosta, ou de seus fundadores é uma pessoa que o investidor aprecia. Enfim, acredito que quem tem esse tipo de heurística não pode investir em renda variável!

Essas são as principais Heurísticas e sem dúvida só um robô não estará incluso em algumas delas.


Entretanto, podemos melhorar e conseguir nos controlar, não ter viés eu acredito que seja humanamente impossível, porém o Estudo, A experiência e a humildade nos afastam na maioria das vezes de tomar decisões em emoções.

Uma dica: Sempre que for tomar uma decisão de investimento e até mesmo na vida, pense em alguém que você respeita e admira bastante, respire e pense: “O que essa pessoa faria no meu lugar?”

Até a próxima!

Wano Carvalho

CNPI-T

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.