Investimento após os 40, é possível? – ESTOA

Investimento após os 40, é possível?


Advertisement


Advertisement


Todo mundo já está cansado de ouvir que investimento é a melhor opção para você ter um futuro melhor, para alcançar a liberdade financeira e geográfica. As pessoas também falam que investir é o mesmo que plantar uma árvore: você planta hoje e colhe os frutos depois de longos anos.

Mas… e quando você já tem mais de 40 anos?

Será que ainda dá tempo de pensar em investir?

Quando eu comecei, confesso que fiquei em dúvida se realmente iria valer a pena. Afinal, eu já tinha conquistado vários objetivos que uma mulher na minha idade possui: casa própria, carro quitado, casamento, maternidade, viagens, então será que eu precisava mesmo pensar em investir a longo prazo?

Advertisement



Naquele momento da minha vida, algumas dúvidas vieram na minha mente:

Advertisement


“Será que não estou velha para isso?”

“Investir não seria para quem já tem bastante dinheiro”!

Advertisement


“Investir deve ser bem difícil”!

Mesmo com tantos questionamentos negativos em mente, eu sempre contra-argumentava para mim mesma:  “Será que a minha aposentadoria vai sustentar o padrão de vida que eu tenho hoje”?

Advertisement


E a partir destes questionamentos eu percebi que a resposta estava dentro de mim.

Sempre vinha em minha mente a frase: “A vida começa aos quarenta”, tempos depois eu descobri que esse era o título de um dos livros do psicólogo norte-americano Walter Pitkin, publicado em 1932, em inglês: “Life begins at forty”.

Essa frase se tornou famosa e polêmica na época, pois dizer que a vida começava aos quarenta parecia um grande exagero, mas o que Walter Pitkin queria dizer era que quando os compromissos familiares tivessem diminuído, quando a maior parte das conquistas profissionais já estivessem asseguradas, as pessoas ficariam mais livres para viver a seu gosto, e que a partir dos quarenta era possível viver os melhores anos da vida.

Quando se é jovem, temos muitos planos a serem conquistados: estudar, namorar, casar, ir à festas e curtir a vida ao máximo. Mas depois de certa idade, o foco é a busca pela segurança e estabilidade. Isso torna tudo diferente, estamos voltadas a pensar em diminuir o ritmo de trabalho, ter mais tranquilidade, mais qualidade de vida, viajar e realizar aqueles sonhos engavetados.


Quando se fala em investir, não é apenas sobre um futuro tão distante, mas é criar novos objetivos e hábitos para viver os próximos anos da melhor forma possível.

É sobre ter o controle das finanças e sobre não depender da opinião de outros na hora de fazer os investimentos.

É sobre amor próprio, e cuidar de si mesma, é sobre saber que não ficará desamparada e principalmente não depender unicamente do governo na aposentadoria.

Se você já viveu todos esses anos, e já passou por tantas coisas, já tem a maturidade e experiência para entender que a vida passa tão rápido que precisamos fazer o melhor por nós mesmas.

Investir após os 40 anos é ainda muito melhor do que quando se é jovem. Pense nisso!

-Luciana Barbosa

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.