Investimentos em ações e a análise fundamentalista – ESTOA

Investimentos em ações e a análise fundamentalista


Advertisement


Advertisement


A análise fundamentalista é uma das principais formas para se diagnosticar se as ações de uma empresa estão caras ou baratas. Ela retrata a avaliação da conjuntura atual da companhia através de seus resultados contábeis dentro de um determinado período.

O economista, Benjamin Graham, autor do livro ‘’O Investidor inteligente’’ (excelente livro com leitura simples para quem quer entender o básico de como os investidores de sucesso aplicam seus investimentos), foi considerado o pai da análise fundamentalista, pois propôs como descobrir o valor intrínseco ou valor justo de uma ação. 

Ao avaliar o valor justo da ação de uma empresa, o investidor de valor de longo prazo ou o ‘’value investor’’, como diz o mega investidor Warren Buffett, deve entender as demonstrações de resultados da empresa, verificando sempre se o preço da ação observado na tela está compatível com o valor da ação.

Advertisement


Existem diversos múltiplos ou indicadores fundamentalistas que podem esclarecer para o investidor se determinado investimento pode se traduzir em grande oportunidade. Citarei alguns deles. 

Principais indicadores de análises fundamentalistas: 

Advertisement


  1. Preço/lucro (P/L): Indica quanto o mercado está disposto a pagar pelos lucros da empresa. 
  2. Preço/valor patrimonial (P/VP): Indica se o preço da ação está abaixo ou acima do valor patrimonial. P/VP<1 entende-se que a ação está abaixo do valor patrimonial. P/VP>1 entende-se que o preço da ação está acima do valor patrimonial. 
  3. EV/EBITDA: Métrica utilizada para comparar o valor da empresa com os ganhos da empresa. Ou seja, é a capacidade da empresa de gerar lucro. 
  4. Dívida líquida/patrimônio líquido: Indica o grau de alavancagem da companhia em relação ao patrimônio líquido. 
  5. Dívida líquida/EBITDA: Indica quanto tempo seria necessário para pagar a dívida líquida considerando o EBITDA atual. 
  6. Fluxo de caixa livre: É o saldo de caixa disponível, após realizar todos os pagamentos de dívidas, dividendos, impostos, etc. 

Uma análise eficiente de todos esses indicadores pode ajudar você a selecionar excelentes empresas para a conquista da independência financeira ou aposentadoria

Por último, gostaria de mencionar, que o preço da ação que você enxerga na tela tende a acompanhar os lucros por ação da empresa, veja abaixo o exemplo da empresa Amazon (NASDAQ:AMZN). 

Advertisement


Amazon (AMZN)/Fonte: Koyfin

Sempre observe se as empresas que você deseja aplicar seus recursos são saudáveis financeiramente, de modo que apresentem lucros consistentes ao longo do tempo e com baixos endividamentos para financiar os investimentos. 

– Tiago Setti Fontana 

Advertisement


Instagram: @tiagosettifontana 

Twitter: @SettiTiago

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.