Lições que aprendemos (ou reaprendemos) com a AMER3 – ESTOA

Lições que aprendemos (ou reaprendemos) com a AMER3


Advertisement


Advertisement


Olá meu caro amigo leitor e investidor! Neste meu primeiro artigo de 2023, venho com o assunto do momento, a infeliz FRAUDE fiscal e o pedido de recuperação judicial da gigante varejista Americanas (AMER3).

Esses eventos, da ótica da análise técnica são aqueles que não estão precificados no preço, isto é, os famosos cisnes negros, catástrofes, “Eventos divinos”, chame do que você preferir.

Sinceramente, não acredito que alguém possa ter previsto isso em qualquer análise que seja (fundamentalista, técnica, quantitativa…) somente os insiders traders sabiam e fizeram suas operações.

Advertisement


A questão aqui é como que fica pra nós investidores pessoas físicas que tinham posições em ações, debentures, fundos e também para os “espertões” que foram lá e compraram no primeiro pregão após o escândalo?


Advertisement


Já comentei em outros artigos que podemos ganhar ou aprender na vida, e que qualquer fracasso é somente momentâneo e nós o tornamos definitivo com nossas crenças.

Portanto, quais lições tiramos?

Advertisement


  1. Diversificação – A diversificação nos permite reduzir o risco não sistemático, aquele risco especifico de um negócio e setor. Neste caso também nos ajuda com riscos legais como o caso de AMER3. Então apesar de tecla repetida, diversificação é o melhor remédio;
  2. Renda fixa também tem seus riscos – Debentures, Fundos de Renda fixa, Notas Promissórias e FIDC’s. Todos esses ativos financeiros também possuem risco, o conhecido risco de crédito. Não se engane em achar que renda fixa é 100% seguro e terá sempre o rendimento;
  3. Alavancagem – A compra de derivativos e afins, sempre teve suas vantagens e desvantagens. Neste cenário, o investidor que arriscou comprando grande quantidade de opções de call, teve todo seu valor zerado. Por isso é sempre válido lembrar de arriscar com especulação somente entre 1 a 3% do capital;
  4. Agora o Hedge tem seu valor – Estratégias como compra de PUT ou collar protetor, nunca foram bem vistas por envolver custos, porém se mostra crucial neste momento, portanto der mais valor à proteção, mesmo que te custe uma parte de seus ganhos;
  5. Mercado financeiro no Brasil precisa ainda mais de confiança – Chama a atenção da AMER3 se uma empresa de novo mercado, adicionada em vários índices como de governança corporativa. O mercado financeiro do Brasil ainda precisa evoluir para casos deste não acabem arranhando a imagem e levando a prejuízos pessoas físicas.

Até a próxima pessoal!
Wano Carvalho
AAI /CNPI – T / CEA / PQO

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.

Advertisement