Mercado fechado, melhor performance! – ESTOA

Mercado fechado, melhor performance!


Advertisement


Advertisement


Dizem que dinheiro de verdade é feito com o mercado fechado.

Um estudo realizado pelo Financial Times sobre o S&P500 mostra que rentabilidade de verdade é atingida com o investidor permanecendo comprado.

No gráfico temos a linha de retorno acumulado de 2 períodos:

Advertisement


Azul – período intraday = retorno comprando na abertura do mercado e vendendo no fechamento.

Rosa- overnight = retorno do índice comprando no fechamento e vendendo na abertura.

Advertisement


Enquanto o mercado está fechado, notícias e fatos relevantes acontecem, e são precificados nos leilões (de fechamento ou abertura).


Advertisement


Análises de mercado

Uma pesquisa de Bruce Knuteson, ex-analista quantitativo do fundo de hedge DE Shaw, indica que “deriva noturna” e “reversão intradiária” também acontecem em mercados internacionais, do Japão à Noruega.

Aqui está como Knuteson pensa que funciona. Os fundos “quant” que usam estratégias algorítmicas ou sistêmicas aproveitam o maior impacto que as negociações podem ter quando os mercados estão fechados e a liquidez é menor. Eles compram agressivamente ações que já possuem, elevando seu preço. Então, à medida que os mercados se abrem e as condições de negociação melhoram, eles podem gradualmente abandonar as compras sem desfazer todo o impacto anterior. Até o final do dia, Knuteson diz que eles devem ficar com um portfólio de valor um pouco mais alto. Fazer isso sistematicamente, dia após dia, produziria o padrão de ganhos noturnos e declínios intradiários suaves, argumenta ele.

Advertisement


Fundo SPY

Já uma outra análise Bespoke se concentra nos retornos do primeiro fundo negociado em bolsa nos Estados Unidos, o SPY ou SPDR, que teve início das suas negociações em 29 de janeiro de 1993.

Esse ETF reflete o índice de 500 ações da Standard & Poor´s, que serve de proxy para todo o mercado acionário.

Desde seu início, ele acumulou 541% de ganhos e um fato ganhou notoriedade: separando os retornos diurnos e após o fechamento, e calculando-os cumulativamente, verifica-se que todo ganho desde 1993 ocorreu fora do horário normal de negociação.

Se acaso tivéssemos comprado o SPY no último minuto de negociação em cada dia útil desde 1993 e vendido no pregão aberto no dia seguinte, acumulando todos os ganhos líquidos após o expediente, o ganho acumulado seria de 571%.


Agora, se tivéssemos feito o oposto, comprando o ETF bem no início das negociações todas as manhãs e vendendo no fechamento, os ganhos cairiam 4,4% desde 1993.

De forma resumida, o investidor que mantém seus investimentos mesmo após o fechamento, se beneficia de todos os movimentos do mercado – sejam eles enquanto o mercado está aberto ou fechado; e é importante lembrar que é justamente enquanto o mercado está fechado, que as principais notícias correm, inclusive divulgações de resultados das empresas.

-Flávia Freitas Davoli

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.