Observar a inflação é importante para seus investimentos
A inflação nada mais é que a perda do poder de compra do dinheiro, sendo normalmente causado pelo excesso de oferta monetária em circulação em poder das pessoas. Para se preparar para o impacto da inflação, considero avaliar periodicamente dois importantes indicadores econômicos. São eles:
1-M1: Base monetária + depósitos à vista.
2- M2: É composto pelo M1 + aplicações financeiras de curto prazo com alta liquidez.
Veja que interessante no gráfico abaixo o que aconteceu nos Estados Unidos. O M2(linha azul) disparou no ano de 2020 em virtude dos estímulos necessários para conter o avanço da COVID-19. Logo após, em meados de 2021 a inflação (linha vermelha) começou a disparar para patamares em que não se via há mais de 40 anos. O indicador M2 é um excelente indicador antecedente para observarmos o posterior à avanço da inflação.
Uma vez entendida a inflação, vamos entender como ela afeta seus investimentos.
Primeiramente elaborei um estudo utilizando como base o índice Bovespa nominal empregando a inflação medida pelo IPCA como deflator. Deflator é um indicador que quando aplicado a um índice informa o valor real. As informações de inflação foram obtidas no Instituto de pesquisa econômica aplicada pertencente ao governo federal.
Observe que interessante, o valor máximo do índice Bovespa em termos nominais ocorreu em maio de 2021, porém em termos reais o maior valor observado foi em maio de 2008 quando atingiu 140.870 pontos.
Observe agora o S&P500 (índice composto com as 500 empresas com maior valor de mercado)ajustado pela CPI. O CPI é a inflação ao consumidor nos EUA, a título de comparação é como se fosse o IPCA no Brasil. O índice S&P500 está nas suas máximas históricas mesmo utilizando a inflação como deflator. As informações da CPI foram obtidas no site do Banco Central americano (FED).
E o câmbio Dólar/Real? O dólar atingiu seu valor máximo em termos nominais em maio de 2020 sendo cotado a R$5,97. Não é correta a leitura sob esta ótica visto que devemos descontar a inflação nos EUA e descontar a inflação no Brasil ao longo dos anos. Uma vez efetuados os descontos o Dólar obteve sua máxima em relação ao Real em outubro de 2002 com base no índice 100=1994 conforme abaixo.
Para observar a rentabilidade real dos seus investimentos, sempre observe a dinâmica da inflação ao longo dos anos. Nada adianta observar apenas a rentabilidade nominal das aplicações e não levar em conta a perda do poder de compra da moeda.
-Tiago Setti Fontana Instagram: @tiagosettifontana Twitter: @SettiTiago
*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.
"As informações contidas neste texto são de caráter exclusivamente educacional e informativo. Estas informações não constituem qualquer tipo de aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com este propósito, nem entendidas como tal, inclusive em qualquer localidade ou jurisdição em que tal oferta, solicitação ou venda possa ser contra lei. Investimentos no mercado de ações possuem grandes riscos. É recomendada ao usuário a leitura cuidadosa destes estudos e uma avaliação criteriosa das estratégias de investimento e dos riscos envolvidos antes de aplicar seus recursos. "