Por que o cartão de crédito é o seu vilão na hora de investir? – ESTOA

Por que o cartão de crédito é o seu vilão na hora de investir?


Advertisement


Advertisement


Acredite se quiser, mas atualmente 99% da população brasileira não sabe que cartão de crédito é uma forma de empréstimo, ou seja, o banco oferece limites ilusórios que dobram, e as vezes triplicam o que de fato o indivíduo ganha de salário mensal, com isso, ele é doutrinado involuntariamente a ser consumista, gastar além do que ganha e além disso, não sobrando absolutamente nada para guardar de dinheiro e investir.

O cartão de crédito pessoal é uma das modalidades mais usadas no mundo. No entanto, muitas pessoas não entendem exatamente como funciona.

O cartão de crédito, muito diferente do cartão de débito, é uma forma de empréstimo pessoal, com prazo de pagamento de até 40 dias, e disponibilizado por bancos e instituições financeiras.

Advertisement


Quando você pede o cartão, recebe um limite de crédito, que tende a crescer exponencialmente, de acordo com o quanto você consome, e não relativamente com o quanto você ganha, para fazer compras de bens e serviços.

E por qual razão, o cartão de crédito se torna um vilão, quando falamos de investimento?

Essa é uma dúvida constante, e as pessoas deveriam ter muito medo do cartão de crédito, pois é um dinheiro irreal e a maioria da população brasileira, já por não ter educação financeira e muito menos planejamento financeiro, elas não conseguem pagar essa dívida, acabando com o nome no SPC ou SERASA.

Advertisement



E ficando cada dia mais refém desse sistema bancário, adquirindo outras dívidas para poder liquidar o cartão de crédito. É uma bola de neve de juros sobre juros financeiros sem fim, pois o dinheiro pertence ao banco, é um tipo de empréstimo mais perigoso que existe, pois dá a falsa ilusão do dinheiro pertencer ao indivíduo, por isso deve ser encarado com muita responsabilidade.

Advertisement


Já que esta modalidade vem deixando cada vez mais o grande monopólio bancário mais rico e a população mais pobre.

Por isso, antes de usar cartão de crédito, precisa ter consciência aprofundada sobre gestão financeira do patrimônio pessoal, antes de gastar, já economizar no mínimo 10% a 20% do salário mensal.

Advertisement


Vale lembrar que se você já tiver estudado educação financeira e souber usar com moderação, colocando apenas limites irrisórios que cabem no seu salário e pagando em dia, o cartão de crédito pode facilitar sua vida. Mas recomenda-se sempre comprar à vista, pois com isso consegue obter descontos significativos.

Muita embora o cartão de crédito facilite e muita suas compras e traz benefícios, como fazer parte de programas e promoções, lembre-se, prefira comprar à vista, com isso você consegue economizar, e sempre pensar em guardar e investir primeiramente, muito antes de consumir, além disso lembre-se de não comprometer mais do que 30% do seu salário com dívidas.

-Alice Economista

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.