Por que ter educação financeira?
Iniciamos nossa jornada financeira, normalmente aos 18 anos. Alguns casos bem mais cedo. Porém nem todos têm a preparação e a educação financeira necessária para lidar com o famoso DINHEIRO.
E é aí que muitos tropeçam e acabam não conseguindo se levantar tão cedo.
Quando recebi meu primeiro salário, que para mim era um grande salário para quem nunca havia recebido nada além de mesadas, logo me deparei com um dos grandes vilões do descontrole financeiro, o CONSUMO DESCONTROLADO.
Quando comecei em meu primeiro emprego minha mente era formada para o consumo. E isso me levou a gastar cada vez mais para ter aquilo que não podia ter até o momento. Meus pais sempre me deram tudo que podiam. Porém não podiam me dar tudo que eu queria. E essa é a realidade da maioria das famílias.
Daí então iniciaram os problemas financeiros (salário = pagar boletos). Isso me atormentou por muitos anos até eu decidir pegar o volante da minha vida e mudar a direção do poste que estava prestes a colidir.
O consumo descontrolado foi apenas um dos erros financeiros que cometi. Mas foi o que me tirou do jogo.
Mas Otávio, por que você nunca guardou dinheiro e investiu para seu futuro?
Exatamente por não ter EDUCAÇÃO FINANCEIRA!
Existem sim pessoas que conseguem construir uma reserva para momentos difíceis mesmo sem possuírem um conhecimento mais profundo em finanças. Porém sem educação financeira não somos capazes de construir patrimônio financeiro.
E não depender 100% do gerente do banco para fazer isso é um dos ensinamentos principais deste estudo.
Ter EDUCAÇÃO FINANCEIRA é importante para:
- Fazer boas escolhas financeiras;
- Não depender de terceiros na hora de tomar uma decisão financeira de grande impacto;
- Possuir sempre uma reserva para emergências;
- Saber com clareza o que exatamente é um investimento financeiro;
- Dar mais tranquilidade a sua vida e de sua família;
- Realizar seus sonhos e metas nos momentos corretos e sem impactos futuros;
- Poder ajudar a mais pessoas;
Bem, poderia passar uma década apenas listando o quanto ter educação financeira seria positivo para sua vida.
E isso é apenas o começo. Quando você toma a decisão de aprender sobre como cuidar melhor do seu dinheiro tudo muda em sua vida. Tenho certeza que um dos maiores vilões de sua paz diária é sua situação financeira.
Não estou dizendo que ela esteja ruim nesse momento. Espero muito que não! Mas tenho certeza que caso esteja, você não estará vivendo tudo que pode viver.
Então a partir de agora tome uma decisão em sua vida. Se você chegou até aqui é porque você está querendo conhecer mais sobre esse assunto incrível que é a educação financeira.
Então firme um compromisso com você mesmo e assuma o controle da sua vida. Controle melhor suas finanças e ela não irá mais controlar a sua vida.
-Otávio Boni
*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.