Qual a relação do índice Bovespa com a taxa de juros de 10 anos?
O Ibovespa está barato?
Primeiramente quero explicar para os leitores o que é o índice Bovespa, como ele é composto e o que significa a taxa de juros com vencimento em 10 anos.
Índice Bovespa (Ibovespa)
O índice Bovespa existe a mais de 50 anos e é o principal indicador de desempenho das principais empresas de capital aberto que compõem o mercado de ações brasileiro. Esse índice é analisado a cada quatro meses seguindo os critérios de volume de negociação, liquidez e a participação dos ativos nos pregões ao longo de alguns meses.
Atualmente as principais empresas que compõem o índice em valor de mercado são:
1º Vale.
2º Petrobras.
3º Itaú Unibanco.
4º Bradesco.
Taxa de juros de 10 anos
É um instrumento de dívida que o governo brasileiro emite para financiar parte de seus gastos. No site do Tesouro Direto o investidor encontra diversos títulos com diferentes prazos de vencimento. Normalmente quanto maior o prazo de vencimento (maturity) maior será o rendimento do título.
Entendida as duas classes de ativos de investimentos, passamos a observar a correlação negativa que existe entre o índice Bovespa (linha azul) e a taxa de juros brasileira com vencimento em 10 anos (linha amarela). Podemos observar que quando a taxa de juros atinge um pico, um fundo no índice Bovespa é perceptível, dessa forma gerando grandes oportunidades de investimentos na bolsa de valores.
Vejamos agora o valuation do índice Bovespa através de uma das principais métricas de análise fundamentalista de ações. A relação preço sobre lucro (P/L).
A relação preço/lucro é um indicador obtido pela divisão entre o preço atual da ação e o lucro por ação do ativo, informando quanto o investidor está disposto a pagar para receber os lucros da empresa. Ex: P/L = 5 sugere que o preço atual da ação representa 5x os lucros acumulados em 12 meses. Normalmente quanto menor o indicador, melhor, pois mais barato você estará pagando pela empresa, contudo essa métrica nunca deve ser analisada de forma isolada.
Veja que interessante no gráfico abaixo, o indicador P/L do índice Bovespa atualmente está em 4,36x atingindo o menor valor em 20 anos. Repare que mesmo na crise das empresas de tecnologia em 2000 e na crise do mercado imobiliário em 2008 o indicador esteve tão baixo como no momento atual.
A taxa de juros de longo prazo impacta a taxa de desconto e quando a taxa de juros de longo prazo sofre uma queda, os valores presentes das ações se elevam, pois o mercado busca mais risco e consequentemente maior retorno. Entende-se como taxa de desconto uma taxa livre de risco tais como as praticadas nos títulos do tesouro direto.
O investidor Warren Buffet costuma utilizar a taxa do título do governo americano com vencimento em 10 anos como taxa de desconto.
– Tiago Setti Fontana
Instagram: @tiagosettifontana
Twitter: @SettiTiago
"As informações contidas neste texto são de caráter exclusivamente educacional e informativo. Estas informações não constituem qualquer tipo de aconselhamento para a realização de investimento, não devendo ser utilizadas com este propósito, nem entendidas como tal, inclusive em qualquer localidade ou jurisdição em que tal oferta, solicitação ou venda possa ser contra a lei. Investimentos no mercado de ações possuem grandes riscos. É recomendada ao usuário a leitura cuidadosa destes estudos e uma avaliação criteriosa das estratégias de investimento e dos riscos envolvidos antes de aplicar seus recursos."
*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.