Você é uma investidora que toma banho de espuma?
Sempre acreditei que a forma como falam sobre investimentos era algo de difícil compreensão para a maior parte dos brasileiros, uma língua quase própria, com jargões tão específicos que somente pessoas do meio conseguiam entender o tal “investimentiquês”. Você também pensa assim?
Pois é, inclusive vi muitos relatos sobre isso. Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam e repetem para si mesmas, entender sobre investimentos não é algo tão complexo assim e eu vou provar pra você.
Todas nós temos, no nosso cotidiano, diversas situações que estão intimamente ligadas ao mundo dos investimentos, ou, no mínimo, podemos fazer algumas associações que simplifiquem estes conceitos.
O perfil de investidor, por exemplo, conceito mais importante para embasamento da maior parte das decisões do investidor, é algo tão simples como ir à praia.
“O perfil de investidor é obtido após verificação de adequação no teste de suitability, que tem a finalidade de mensurar a tolerância ao risco e o nível de conhecimento do investidor.”
Ops… “Investimentiquês” com certeza! Agora vamos entender de forma simplificada o que isso significa?
Você vai responder um questionário de múltipla escolha, com perguntas diretas sobre o que você faria com o seu dinheiro em algumas situações específicas. Como por exemplo: Se você ganhasse na loteria, o que você faria com o prêmio? Opção 1 – gastaria todo o dinheiro dando uma festa; opção 2 – colocaria todo o dinheiro na caderneta de poupança. E melhor, não tem resposta errada!
O questionário é apenas para verificar se você já conhece investimentos, se já investe e se está disposta a correr riscos. Isso vai ajudar na hora de escolher onde colocar o seu dinheiro. Esse é o teste de suitability! E assim ele vai classificar você como investidora conservadora, moderada ou arrojada. E o que é isso?
Imagine aquela pessoa que vai à praia e só toma banho de espuma… Imaginou?
Você pode estar sorrindo pensando no medo que essa pessoa tem do mar, ou até mesmo ser essa pessoa, mas a verdade é que esse comportamento serve para reduzir o risco de se afogar. Ela pode não saber nadar, ou ter pavor do mar,não importa o motivo. O que importa é que ela prefere não correr o risco, mesmo que isso importe em não desfrutar daquele marzão todo que está em sua frente.
É fácil imaginar isso, certo?
Então, agora vamos levar isto para o mundo dos investimentos: Este é o perfil CONSERVADOR. Essa pessoa prefere não correr riscos. Prefere investimentos mais seguros, mesmo sabendo que não vai conseguir aproveitar uma rentabilidade maior, se não estiver mais exposta ao risco.
Agora vamos voltar para a praia… Sabe aquela pessoa que entra no mar e só vai até ficar com água na altura da cintura? Imagine…
Essa pessoa até pode aproveitar um pouco o mar, mas prefere estar com os pés no chão e em uma altura confortável, assim, se vier alguma onda, ela consegue sair ou pular.
Levando para o mundo dos investimentos: Este é o perfil MODERADO. Essa pessoa corre riscos moderados, permanecendo em um local onde ainda se sente segura. Tem alguns investimentos em renda variável para aproveitar uma rentabilidade maior, mas sem deixar a segurança de lado, permanecendo também com uma variedade de investimentos mais conservadores.
E finalmente, voltando para a praia… Imagine aquela pessoa que está lá no fundo do mar, bem longe, ou aquelas que fazem mergulho com snorkel ou até mesmo com cilindro.
Pode ser que você pense: “como essa pessoa tem coragem de mergulhar tão fundo?”, ou talvez você tenha vontade de ter essa experiência. Alguém que aceite mergulhar tão fundo, certamente não tem medo do mar e assume quaisquer riscos que possam surgir. Essa pessoa está pensando em aproveitar o passeio, admirar o mar e curtir. É fácil pensar nisso, certo?
Então, agora vamos levar isto para o mundo dos investimentos: Este é o perfil ARROJADO. Essa pessoa aceita correr riscos e assume investimentos que uma conservadora ou moderada não assumiria. Ela tem consciência da relação proporcional entre risco e rentabilidade.
Viu como é simples?
Você responde um questionário e vai descobrir se você toma banho de espuma, entra com água até a cintura ou mergulha fundo de cabeça. E essa informação vai ajudar você a se sentir mais confortável e a fazer melhores escolhas sobre onde colocar o seu dinheiro.
Agora conta pra mim… Você é uma investidora que toma banho de espuma ou mergulha de cabeça?
Na próxima semana te espero para conversarmos mais sobre finanças neste nosso mundo feminino.
Um beijo Grande e Até a Próxima!
-Michele Muniz
*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.