Você sabe falar sobre dinheiro? – ESTOA

Você sabe falar sobre dinheiro?


Advertisement


Advertisement


Diariamente as pessoas me procuram para conversar sobre dinheiro. É um assunto que desperta muito interesse e que faz até mesmo os mais desconfiados prestarem atenção. Faça o teste! Comece a falar sobre dinheiro em casa, no serviço ou numa roda de amigos e você verá o quanto este tema desperta interesse.

Mas vá com calma porque o tema requer cuidado. E é sobre isso que quero falar com você. Se você é um expert neste assunto, ao falar de dinheiro é preciso tratar a falta de conhecimento da outra pessoa com relação a este tema com muito respeito e de forma muito responsável. Se você aspirar confiança então, terá nas mãos o poder de induzir o ouvinte ao erro ou ao acerto. Não acredita no potencial deste assunto? Continue lendo que te darei vários exemplos.


Advertisement


Dinheiro pode gerar atritos

Este é um assunto que pode, por exemplo, acabar com o final de semana de um casal. Há casais que a palavra dinheiro traz à tona uma explosão de sentimentos e lembranças ruins. Perceba que é o combustível perfeito para uma briga e uma confusão em casa se o assunto não for tratado com a maturidade que ele exige.

Conheço pessoas que sofreram muito ao caírem em promessas de dinheiro fácil e este assunto remete a investimentos arriscados ou golpes. Estas pessoas geralmente criam uma aversão grande sobre o assunto que tanto os machucou e numa roda de amigos preferem ficar em silêncio e apenas ouvir, com muita desconfiança, o que as outras pessoas têm a dizer.

Advertisement


Pense também numa pessoa que na infância passou muita necessidade devido a falta de dinheiro. Quando adulto, se esta pessoa não tiver educação financeira, o que é, infelizmente, muito comum no Brasil, ela pode preferir viver com muita escassez mesmo podendo utilizar o dinheiro para melhorar sua qualidade de vida.

O inverso também é verdadeiro, imagine uma pessoa que sempre viveu a fartura. Que o dinheiro sempre esteve presente trazendo qualidade de vida, conforto e muitas facilidades. Falar sobre dinheiro com esta pessoa pode ser mais fácil, até porque ela não se concentrará no dinheiro em si, mas nas ótimas experiências que o dinheiro lhe proporciona.

Advertisement


Longe de mim querer aqui descrever o que cada pessoa sente ao falar sobre dinheiro. É algo muito particular e que carrega junto uma série de experiências que só ela viveu. O certo ou o errado não é a questão aqui.


Advertisement


O fato é que não falamos de dinheiro como deveríamos. Nas escolas, por exemplo, a educação financeira ainda é muito tímida. É verdade que já tivemos um avanço e aos poucos as crianças estão vendo o assunto ser inserido no seu dia a dia. Isso trará com certeza, no futuro, resultados muito importantes para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo.

Falar sobre dinheiro é uma necessidade. Converse sobre este tema em casa, no trabalho, na faculdade e onde tiver oportunidade. Tenho certeza que você passará a enxergar inúmeras possibilidades de prosperar e levar prosperidade para outras pessoas.  

O dinheiro pode até não trazer felicidade, porém terá que concordar que ele pode trazer muitas facilidades. E isso a maioria das pessoas procura.

Não sabe falar sobre dinheiro? Faça o teste! Tenho certeza que você tem algo a acrescentar e algo a aprender.

Até o próximo! 

-Ivã Araújo

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.