Você sabe o que é o Metaverso?  – ESTOA

Você sabe o que é o Metaverso? 

Entenda porque esse assunto tem sido tão popular hoje em dia


Advertisement


Advertisement


Inconscientemente, estamos todos conectados neste exato momento, através dos nossos celulares, computadores, tablets etc. Mas de acordo com os especialistas, o Metaverso vai envolver produtos, serviços e até mesmo vivências.

O metaverso pode ser representado como uma parte digital do mundo que vivemos hoje, como se fosse um mundo invertido mesmo. Perfis são representados por avatares, que na verdade são uma representação de algo no mundo real. No metaverso, escritórios, propriedades e eventos são todos digitalizados. 

Quando o tema é transformação digital, o Metaverso tem sido assunto de discussão entre as pessoas. Literalmente, todas as pessoas estão abraçando o Metaverso, até mesmo gigantes da tecnologia como Facebook, Microsoft e Epic Games

Advertisement


O que é o Metaverso? 

Definição mais rápida: um curto espaço virtual e coletivo. 

O metaverso é a perfeita fusão entre a física argumentada e a realidade virtual. Esta tecnologia representa um mundo público e virtual que pode ser acessado através da internet. Ele cria uma experiência virtual simulando até mesmo emoções e gestos humanos. 

Advertisement


O Metaverso engloba toda a estrutura econômica e social que existe nos dois mundos: digital e físico. Avatares, conteúdos e outros podem navegar na rede livremente. É uma experiência real de vida que nunca acaba, como jogar um jogo de videogame. 

Além disso, o metaverso é uma realidade virtual onde indivíduos podem se comunicar e se relacionar um com o outro usando os itens em 3D para isso. As pessoas podem passear com seus amigos, visitar lugares, comprar coisas e até mesmo ir a shows. Músicos, por exemplo, podem fazer shows dentro do metaverso e marcas de roupa podem lançar suas coleções também por lá.

Advertisement


Para entender melhor, aqui está um exemplo: 

Você poderia criar uma reunião em um café reproduzido dentro do metaverso com seus amigos, ou você poderia viajar até uma galeria de artes para ver artes digitais. 

Advertisement


Mas calma aí, o Metaverso é só para jogos? A resposta é não! Alguns metaversos já permitem que você faça as suas compras do mês e até mesmo consultas online através da rede. 

Quais empresas estão investindo na realidade virtual? 

Muitas empresas de tecnologia estão investindo no metaverso, como por exemplo: Facebook, Microsoft, Roblox e Epic Games. 

As primeiras experiências com o Metaverso podem ser achadas em jogos, já que os jogadores criaram seus próprios distritos e mundos. Considere o que a Epic Games fez com o Fortnite. Eles organizaram um concerto completo para as pessoas participarem e se conectarem. 

O metaverso não tem fronteiras, ele permite as pessoas a sonharem, serem criativas e fazerem o que quiserem.

Já o Facebook e a Microsoft estão com uma estratégia totalmente diferente.


Horizon Workroom, um novo método para pessoas que trabalham em escritório se comunicarem usando a realidade virtual e fones de ouvido foi recentemente revelado pelo Facebook.

Já a Microsoft planeja mudar completamente o jeito que os negócios funcionam criando uma cópia do mundo real no digital onde a gente viveria de forma mixa, um pouco lá e um pouco aqui. 

Baseado nos exemplos dados acima e como os gigantes da tecnologia já estão usando o metaverso, está claro que a demanda para os serviços dentro dele irá crescer drasticamente nos próximos anos. Mas será que o metaverso tem utilidade para cidadãos comuns como eu e você? 

Vamos descobrir!

O que você pode fazer com o Metaverso? 

Com uso das tecnologias do Metaverso, os usuários podem fazer facilmente o uso de óculos  de realidade virtual e se sentir presentes em lugares que desejam estar, mesmo não estando fisicamente. 

Não existe nenhum tipo de limitação. Cada pessoa vai ter seu próprio avatar que irá se parecer com as suas características e iremos conseguir interagir facilmente uns com os outros através da realidade virtual.

Você poderá ter várias personalidades e avatares diferentes, podendo até mesmo tocar instrumentos, coletar itens raros, praticar esportes e várias outras coisas. Cada avatar que você criar poderá ter uma personalidade e hobbie diferente se você quiser. 

Para finalizar: Qual é o futuro da realidade virtual? 

Imagine, estudar, interagir, jogar, ir a shows, ganhar dinheiro online. Isso é o futuro do metaverso. Existe até um caso de um fazendeiro que colocou as suas vacas para viverem 24 horas no metaverso e teve um aumento de mais de 20% na produção do leite, loucura né? As vacas usam óculos virtuais 24 horas por dia com paisagens da natureza e de paz. 

Além de reuniões, entretenimento, trabalho e até mesmo escolas onlines são esperadas dentro do Metaverso. E por isso que muitas empresas estão investindo: a capacidade do Metaverso de mudar a realidade que vivemos hoje é inquestionável. 

E aí, você conseguiria viver no metaverso? 

Aproveite e me siga: @osamuinvest

– Samuel Damasceno 

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.