Você sabe o que realmente é investir? – ESTOA

Você sabe o que realmente é investir?


Advertisement


Advertisement


Para algumas pessoas investir remete a dinheiro, para outras investimento tem a ver com qualidade de vida, lazer, proteção, segurança e por aí vai. Faça essa pergunta para seus amigos, primos, tios, pais e avós e tenho certeza que terá deles respostas muito diferentes mas que quase todas caminharão ao encontro de algo bom para vida.

Alguns dirão que investir é guardar dinheiro, o que na verdade se confunde com poupar. Poupar é guardar dinheiro, seja no porquinho, no banco e quem sabe, como faziam os mais antigos, em baixo do colchão. Poupar é só guardar, investir vai além disso.


Advertisement


Outros dirão que investir remete a risco e que é melhor não procurar sarna para se coçar. Isso é mérito das pessoas de má índole que atrapalham a expansão da Educação Financeira no país espalhando pirâmides financeiras e demais golpes na população. Definitivamente isso não tem nada a ver com investir.

É muito provável também que você encontre alguém que diga que investir é algo bom porque dá dinheiro. É sobre este tipo de investimento que quero falar com você querido leitor.

Advertisement


Ouço muitas pessoas dizendo que investir não é necessário porque “o futuro a Deus pertence,” ou então a clássica: “nem sei se estarei vivo ou viva amanhã”. Interessante observar que tais argumentos são um traiçoeiro convite ao consumo sem planejamento, que pode levar ao endividamento causando sérios problemas na vida da pessoa, como insônia, depressão, brigas no casamento, e desavenças diversas.

Investir não é deixar de lado as coisas boas da vida

Entenda que investir não é deixar de lado as coisas boas da vida que te dão prazer como um jantar com os amigos, uma viajem, o carro novo que você tanto quer, uma casa ou apartamento, etc. Investir é você reservar parte da sua renda para que ela trabalhe para você. Isso permitirá que você alcance seus objetivos, tenha liberdade de escolha, tempo e preserve sua qualidade de vida no futuro.

Advertisement


Quando uma pessoa toma a feliz decisão de investir precisa ter consciência de que está dando um grande passo para ter uma vida mais próspera. Uma decisão que poderá tornar a vida mais tranquila e feliz sem que seja algo momentâneo. Estará portanto construindo algo duradouro e que traga no futuro além de tranquilidade, qualidade de vida constante.

Segurança financeira

Pense em investir como uma troca. Você reserva uma parte agora para utilizar depois, ou seja, troca parte do consumo de agora para consumir melhor depois. Se você me disser: “Mas eu nem sei se estarei vivo ou viva amanhã?” Eu com certeza te perguntarei se você conhece pessoas mais velhas que você. E é muito provável que você conheça, o que mostra que para estas pessoas o amanhã chegou inúmeras vezes e por isso, é preciso se programar para o futuro. Lembre-se: Investir te trará segurança financeira e liberdade para viver bem e melhor.

Advertisement


Não se programar para o futuro é colocar em outras mãos a sua tranquilidade financeira. E quem melhor que você para planejar e cuidar do seu futuro, conquistar seus sonhos e preservar sua qualidade de vida?

Pense nisso!

– Ivã Araújo

*As opiniões do colunista não refletem necessariamente a posição da Estoa.