Banco Central estuda lançamento do Real digital através de LIFT Challenge – ESTOA

Banco Central estuda lançamento do Real digital através de LIFT Challenge

Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas quer emplacar a moeda brasileira de forma digital


Advertisement


Advertisement


O Banco Central do Brasil anunciou nesta terça-feira (30) o lançamento do LIFT Challenge, na edição especial do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas de Desafio do Real Digital. Ele possui o objetivo de avaliar o uso de uma moeda digital do tradicional Real brasileiro. 

O “Bitcoin Brasileiro” está em fase de testes pelo novo projeto econômico do Brasil, um núcleo de desenvolvimento e soluções financeiras para a moeda do país ser valorizada.

O LIFT Challenge é um laboratório específico que cuidará de todos os assuntos relacionados ao Real e seu valor.  A moeda digital surge como aposta para controle da inflação e expansão da moeda.

Advertisement


Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central do Brasil, comentou sobre:

“Temos ainda um longo caminho a percorrer e, sempre abertos ao diálogo, tenho certeza de que chegaremos a uma solução que beneficie toda nossa sociedade”, afirmou.

Advertisement


Em linha com o foco do desafio, será dada a preferência para a seleção de projetos sobre as seguintes categorias de casos de uso em ambiente online:

  • Entrega contra Pagamento (DvP da expressão em inglês delivery versus payment) voltado à liquidação de transações com ativos digitais, tanto nativos do ambiente digital quanto utilizados via Token.
  • Pagamento contra Pagamento (PvP da expressão em inglês payment versus payment) voltado ao câmbio entre moedas.
  •  Internet das coisas (IoT da expressão em inglês internet of things) voltado à liquidação algorítmica ou diretamente entre máquinas.
  • Finanças descentralizadas (DeFi da expressão em inglês decentralized finance) voltado à definição de protocolos com liquidação baseada em uma CBDC e tendo em vista requisitos de conformidade e supervisão estabelecidos em norma.
Presidente do Bacen Roberto Campos Neto em discurso | Foto: Agência O Globo

A avaliação da moeda digital brasileira tem como visibilidade tecnológica expandir setores e modernizar o país. O LIFT Challenge Real Digital será configurado como um ambiente colaborativo virtual ao reunir um público maduro de instituições de pagamento, bancos, fintechs e empresas de tecnologia.

Advertisement


O lançamento aconteceu na terça (30) em um webnário promovido pelo Bacen e presidido pelo presidente da casa, Campos Neto.

O LIFT Challenge Real Digital, será configurado pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac), em um ambiente colaborativo virtual, reunindo algumas principais instituições financeiras e de pagamentos digitais, bancos, fintechs e empresas do setor da tecnologia, todos em parceria com o Banco Central.

Advertisement


Esses desafios agrupam participantes do mercado, interessados em desenvolver um produto minimamente viável para o desenvolvimento de soluções inovadoras que beneficiem a população e o funcionamento do Sistema Financeiro. 

Em nota, a Fenasbac divulgou: “O laboratório permite que pessoas jurídicas apresentem planos de implementação da moeda digital brasileira com segurança, praticidade e com as reais características para pagamentos e transações”.

Além dos componentes do projetos, responsáveis pela proposição e desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica do Brasil, aplicados à indústria financeira com foco no tema do LIFT Challenge Real Digital, poderão participar da iniciativa fornecedores de soluções tecnológicas, na condição de parceiros de projetos.

Além deles, agentes da academia, que desejem acompanhar e avaliar projetos através de tutorias, consultorias e orientações por meio de acordos específicos com os proponentes de projetos.

Após a divulgação da iniciativa, no dia 10 de janeiro de 2022 será dado o início das inscrições para o projeto, encerrando no dia seguinte. No dia 04 de março de 2022 será anunciado a divulgação dos selecionados, com início da execução em 28 de março de 2022 e com o fim da execução dos projetos em 29 de julho de 2022.

O cronograma e regulamento do LIFT Challenge Real Digital estão disponíveis de forma pública em um documento oficial online.

Representação de um bitcoin com a bandeira do Brasil | Foto: Arthur Fontes

Também será dada a preferência a potenciais soluções de pagamento em que tanto pagador quanto recebedor se encontrem offline. Além da preferência aos produtos com relação a infraestrutura:

  • Interoperabilidade com outros sistemas de pagamentos, disponíveis tanto para operações de varejo quanto de atacado.
  • Escalabilidade da solução tecnológica, voltada a aplicações de varejo de escopo nacional.
  • Privacidade das informações empregadas no caso de uso, em observância à legislação brasileira pertinente.
  • Programabilidade da solução proposta, voltada a permitir a inovação e à construção novas soluções e produtos com base na plataforma proposta.

A Casa da Moeda do Brasil ainda não se pronunciou sobre a criação artística deste novo método de moeda nacional, mas estima-se que em breve, uma prévia, semelhante ao real, mesclado como um bitcoin, poderá ser divulgada. No site oficial do LIFT Challenge Real Digital, já é possível ver um esboço do que seria a primeira moeda digital governamental do mundo.