BB (BBAS3) foca no marketplace e anuncia parceria com a Via (VIIA3)
O Banco do Brasil (BBAS3) segue em busca de expandir seus negócios no meio digital, dessa vez por meio do seu aplicativo bancário. A parceria anunciada com a Via S.A (VIIA3), responsável por algumas das maiores redes varejistas do país, vai propiciar ao BB uma ponte com essas principais lojas.
A plataforma digital do banco conta com cerca de 24 milhões de clientes ativos por mês e além do acesso às contas, oferece também a Loja BB, o marketplace dentro do aplicativo da instituição que estreou em novembro, tendo a Amazon como parceira.
A atitude neste momento pode ser encarada como uma operação para correr atrás dos outros bancos que aderiram ao marketplace bancário há mais tempo. O Banco Inter foi o primeiro no país a proporcionar este recurso aos seus cliente, o BB foi o último entre as grande instituições
Benefícios do marketplace no BB
A ideia de aliar os serviços bancários que um aplicativo possui atualmente com o e-commerce, é uma tentativa que os bancos têm buscado a fim de angariar clientes e mantê-los em sua plataforma consumindo.
A parceria entre BB e Via Varejo, fez com que o marketplace do banco ganhasse para o seu portfólio, 11 das maiores redes varejistas do Brasil. Com isso, nomes como Ponto, Casas Bahia, Extra, Droga Raia, Centauro, Boticário e L’Occitane agora podem expor seus produtos na Loja BB.
Somando-se ao leque de opções de lojas que o banco disponibiliza, há ainda outras vantagens para os clientes.
A possibilidade de ter seu dinheiro de volta após uma compra, independentemente do produto que você tenha adquirido, é sempre um chamariz para qualquer cliente. Ainda mais com a quantidade de aplicativos e lojas que têm adotado essa prática.
O BB também passou a oferecer essa possibilidade de cashback para cativar mais clientes por meio da sensação de pegar uma parcela do que você gastou. Por isso na Loja BB, os produtos comprados via app do BB garantem imediatamente certo percentual de cashback para os clientes.
O marketplace bancário tem se mostrado um acerto para todos os envolvidos no negócio, pois as varejistas garantem que o seu produto esteja em uma vitrine grande, levando em consideração que o aplicativo do BB conta com acesso diário de 8 milhões de clientes em média.
Já para o banco, a vantagem é conseguir atrair mais público para o seu aplicativo oferecendo produtos que possivelmente façam com que haja novos pedidos de crédito dentro da plataforma.
Apenas no ano de 2021, com a implementação do marketplace e outros serviços já existentes como os gift cards, foram arrecadados cerca de R$ 100 milhões com a venda de produtos não financeiros no app do Banco do Brasil.
Investimento em startups
Além de fechar parceria com o BB, a Via Varejo tem investido seu capital em startups para melhorar os serviços de suas empresas. Recentemente, a empresa lançou o Via Next, um programa de investimento que prevê um aporte de R$ 200 milhões nos próximos cinco anos.
A ideia para o programa é de que as startups consigam se conectar e se relacionar diretamente com a empresa. Os investimentos que serão feitos durante os próximos anos já começaram com a Via Next tornando-se acionista minoritária da GoPublic, PoupaCerto e byebnk.
Os três investimentos feitos logo de início pela empresa foram na área de serviços financeiros.
Além desses, a Via comprou agora no início de 2022 a CNT, empresa de tecnologia voltada para a área de logística, a fim de acelerar e melhorar a qualidade dos serviços ofertados para entrega.
A empresa visa ofertar serviços principalmente de fulfillment, ou seja, cuidar de todas as operações para uma entrega, do recebimento do pedido até a entrega para o consumidor. Serviço esse que no Brasil ainda é raro, apenas o Mercado Livre, a Amazon e a Americanas oferecem.