Boletim Focus aumenta a projeção da inflação para 5,96% – ESTOA

Boletim Focus aumenta a projeção da inflação para 5,96%

IPCA, PIB, Dólar e entre outras projeções feitas pelo mercado financeiro desta segunda-feira(3)


Advertisement


Advertisement


O Boletim Focus desta segunda-feira(03) divulgou um aumento na projeção da inflação em 5,96%. A última estimativa do índice feita pelo relatório do Banco Central do Brasil (BC) havia sido de 5,93%.

Entre as projeções feitas pela instituição, que estão presentes no relatório de hoje, estão o Produto Interno Bruto (PIB) e o dólar.


Advertisement


Inflação

A projeção da inflação para 2023 mudou mais uma vez no mercado financeiro, isso  porque o Boletim Focus desta semana divulgou uma nova estimativa do índice, que é medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 5,98%.

Para o ano de 2024, os analistas do BC mantiveram a projeção de inflação em 4,13%, portanto, deixando o índice  acima do centro da meta do próximo que  foi de 3%, assim como também abaixo do teto que seria de 4,5%.

Advertisement


A previsão para a taxa de juros da economia brasileira (Selic), se manteve em 12,75% há algumas semanas, assim como também até o final deste ano. Para 2024 ficou em 10% e para o ano de 2025, se mantém em 9%. 

No entanto, o relatório muda a projeção da inflação para  o ano de 2026, que  antes era de 9% e agora fica em 8,75%.

Advertisement


PIB

Além das mudanças para a previsão da inflação, o Boletim Focus também divulgou novas estimativas para a dívida líquida do setor público, apontando que deve encerrar o endividamento do PIB 61,15%. Na semana passada a previsão para o PIB era de apenas 61%.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve presente em uma reunião ministerial, na manhã desta segunda-feira, na qual afirmou que não concorda com as avaliações feitas de que o PIB do Brasil pode crescer menos de 1%. 

Advertisement


Lula também disse que na próxima segunda-feira, ele pretende fazer um balanço  de 100 dias de governo, no qual anunciará os próximos passos da sua gestão.

Legenda: Na semana passada a previsão para o PIB era de apenas 61%  Créditos: Reprodução

Dólar 

A cotação do dólar foi mantida em R$ 5,25 na projeção de 2023. No entanto, para 2024 e 2025, a estimativa para manutenção continua em R$ 5,30.

Comitê e Arcabouço

No mês de março, o Comitê de política monetária (Copom), divulgou suas projeções sobre a inflação no cenário de referência com projeções de 5,8% em 2023 e 3,6% em 2024.

Em relação à taxa Selic, as estimativas feitas pelo comitê foram  de 5,7% para 2023 e 3% para 2024.

Legenda:  A nova regra fiscal, divulgada pela Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad  Créditos: Reprodução

O Boletim Focus de hoje é marcado por ser o primeiro após a nova regra fiscal, divulgada pela Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet e o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na quinta-feira (30).


A equipe econômica do governo Lula apresenta uma substituição do teto de gastos, que tem como objetivo impulsionar o crescimento econômico e a expansão dos investimentos públicos. 

Essas novas regras fiscais propostas no arcabouço propõem ao Governo Federal o controle de gastos das contas públicas, o freamento da dívida pública, controle da inflação, assim como também investimento prioritário direcionado à educação, saúde e segurança  pública. 

O texto será encaminhado para o Congresso Nacional, para que assim entre em análise. 

O presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse que o novo arcabouço fiscal não deve afetar a política monetária do país, entretanto, ainda  pode alterar as expectativas do mercado, portanto, afetando a decisão da instituição em relação aos juros.