Conflito entre França e Reino Unido causam preocupação a economia europeia – ESTOA

Conflito entre França e Reino Unido causam preocupação a economia europeia

Saída da UE ainda causa desconforto em alguns países que podem prejudicar agropecuária


Advertisement


Advertisement


Nesta quarta-feira (27), o governo Francês anunciou uma série de sanções contra o Reino Unido, as regras entrarão em vigor na próxima terça (2). Este anúncio foi referente ao Reino Unido proibir os pescadores franceses de pescar na ilha de Jersey, dependência autônoma do Reino Unido.

Após uma série de ameaças ao Reino Unido, a França avançou seu calendário com “um endurecimento dos controles no Canal da Mancha” visando Londres e as Ilhas do Canal, acusadas de não ter concedido licenças suficientes aos pescadores franceses em virtude dos compromissos assumidos como parte do acordo Brexit, que Londres contesta.

Na noite de quarta-feira (27) para quinta-feira (28), as ameaças tornaram-se concretas: o Ministério do Mar anunciou a verbalização de dois navios ingleses que pescavam na baía do Rio Sena. Um foi sancionado por “obstrução do controle” e o outro, que “não constava das listas de licenças concedidas ao Reino Unido” pela Comissão Europeia e pela França, foi desviado para o porto de Le Havre.

Advertisement


Encontro entre Boris Johnson, primeiro ministro britânico (esq) e o presidnte francês Emmanuel Macron (dir) – Foto: Justin Tallis/Pool via AP, File

Cerca de 80% dos frutos do mar britânicos são destinados à exportação, sendo a França o primeiro país destinatário dentro da União Europeia.

A Grã-Bretanha garante que as licenças de pesca foram concedidas a 98% dos barcos europeus que as solicitaram. Londres admite que cerca de trinta barcos ainda não obtiveram as licenças, por falta de informação. De acordo com o governo francês, essas “licenças perdidas” dizem respeito, em particular, aos pescadores da região de Hauts-de-France ou que pescam regularmente nas ilhas do Canal de Jersey e Guernsey.

Advertisement


Do lado normando, o presidente do comitê regional de pesca, Dimitri Rogoff, está satisfeito em ver o assunto “no topo da pilha” e avisa que os pescadores vão “endurecer o tom localmente”.

E o Brasil? O presidente francês, Emmanuel Macron, não descartou negociar alguns frutos do mar, com origem na pesca brasileira, caso a relação com o Reino Unido piore. O Brasil é um grande exportador de Frango, Carne e Soja para a União Europeia.

Advertisement


Boris Johnson, primeiro ministro britânico, em anúncio do Brexit – Foto: Chris Ratcliffe/Getty Images

A situação vivida entre França e Inglaterra/Reino Unido, está a ponto de se tornar uma guerra marítima, alguns confrontos entre pescadores na Ilha de Jersey já aconteceram e ambos países deslocaram embarcações de guerra para seus portos. O Reino Unido não deve hesitar em atacar, a França teme, porém está em vigília às embarcações britânicas.

Brexit, o causador

Advertisement


Brexit é o apelido dado pelo governo britânico, a saída do Reino Unido do bloco econômico da União Europeia, reforçando a Libra Esterlina como moeda única no país, fim de impostos da União e negociações de mercado, exclusivamente com o centro de relações britânicas. A saída aconteceu no dia 31 de janeiro de 2020.