Dicas para investir e garantir sua renda no próximo ano
Confira seis dicas para entender o mercado e começar a investir hoje mesmo
Começar a investir pode assustar muitas pessoas, sejam pelas burocracias, termos técnicos, o jeito que os bancos abordam e as promessas financeiras. O termo economia não é tão popular e o público para se interessar, tem tido diversos meios alternativos para seguir, novos investidores descolados, economistas populares, o mundo mudou e hoje todos querem ser investidores.
E como ser um investidor se não sei de nada? Pois bem, dez dicas, isso mesmo, são dez dicas para você começar a investir, mas lembre-se, todo movimento dentro do mercado financeiro, deve ser estudado, pesquisado e arriscar demais pode ser perigoso.
Existem diversas formas de começar, com a tecnologia, você pode saber quanto está a Bolsa de Valores de Nova York e ao mesmo tempo saber como estão as Bolsas de Valores da Ásia, toda essa praticidade envolve uma atenção redobrada e no próximo ano, você poderá mudar de vida.
- Paciência
Ficar rico a curto prazo, só com aposta de loteria, jogo do bicho é ilegal e em cassinos, a banca sempre ganha. E uma boa herança pode demorar a chegar, a paciência é algo necessário para seu próprio conhecimento pessoal e de controle nervoso, ansiedade e muita calma na hora de aplicar seu dinheiro. É necessário toda a tranquilidade do mundo para ver suas finanças subindo e caindo. Dinheiro se conquista a longo prazo, você precisará ter bastante disciplina para não desistir no meio do caminho (acredite, o mundo apresenta formas tentadoras para gastar dinheiro sem necessidade).
- Estudar
Você precisa saber quais são os tipos de investimento, formas e nomes que são utilizados no dia a dia. Principalmente entender o que é renda fixa e renda variável, entender as diferenças. Na renda fixa, você já sabe o quanto aproximadamente irá ganhar no momento que investe, se levar seu investimento até o fim. Na renda variável não é possível ter uma previsão. Por conta disso, os ganhos na renda variável podem ser maiores do que os da renda fixa, mas também poderão ser menores, por isso chamamos de “renda variável”.
3. Liquidez dos Investimentos
Liquidez é uma forma de você saber como está a velocidade que você poderá transformar seu investimento em dinheiro líquido. Um título de Tesouro Direto possui mais liquidez que um imóvel, para caso de venda do título, o Tesouro vai garantir a recompra. Em um imóvel só consegue repassar com um comprador interessado. Então consulte o tempo todo como está o investimento, seus rendimentos e a continuação do processo.
4. Objetivos de prazo
Tudo possui um começo, meio e fim, todas as empresas possuem uma missão, visão e valores, nesta mesma linha são os investimentos, a curto, médio e longo prazo. Você precisa traçar uma meta de quanto tempo quer o retorno financeiro do seu investimento? Guardar uma quantia para eventuais problemas é necessário, mas existem diversas formas de ganhar dinheiro a longo e curto prazo, depende de você e da paciência envolvida no negócio.
5. Diversificação
Distribua o seu dinheiro em diversas classes de ativos, tanto em renda fixa quanto variável. Na renda fixa, você pode ter vários títulos prefixados e pós-fixados como Tesouro, CDBs (Certificado de Depósito Bancário), Debêntures, CRIs (Certificado de Recebível Imobiliário), CRAs (Certificado de Recebível do Agronegócio) e assim por diante. Na renda variável, procure distribuir o dinheiro entre ações de boas empresas, em setores distintos ou em fundos imobiliários multi-ativos e multi-região.
6. Ações só com garantia
Se for investir na Bolsa de Valores, procure as empresas com melhor avaliação, certificação e que possuam alguma garantia que este dinheiro pode retornar para você em uma quantia significativa, mesmo que isso signifique perder uma parte dele, mas que isto seja revertido posteriormente. Empresas que estão no mercado há um tempo e que demonstraram alta em lucros, mesmo em holdings, startups, unicórnios, empresas que atingiram maturidade e são vistas como potenciais mega empresas em alguns anos.
Investir pode ser confuso, mas com estudo, tudo fica mais fácil, garanta seu futuro com investimentos, não pare de trabalhar enquanto seus lucros não superarem todos seus gastos, controle as despesas e invista firme e seja confiante.