Elon Musk ativa Starlink após internet cair na Ucrânia
Elon Musk, CEO de grandes empresas, como Tesla e SpaceX, revelou nas suas redes sociais a ativação dos satélites da Starlink para a Ucrânia, como forma de restabelecer a internet na região.
A rede de internet via satélite é operada pela Spacex, fabricante aeroespacial e provedora de serviços de transporte espacial fundada e gerenciada por Musk.
A ativação do serviço tem grande impacto para o Bitcoin (BTC) em todo o mundo, uma vez que a internet é crucial para o funcionamento da rede.
O empresário também twittou que a empresa está enviando aos ucranianos os equipamentos necessários.
Os satélites de baixa órbita da Starlink fornecem internet de banda larga de alta velocidade em todo o mundo, mas o acesso à rede requer a instalação de uma antena e um modem especial.
No início do sábado, o ministro da Transformação Digital da Ucrânia, Mykhailo Fedorov, foi ao Twitter para se dirigir diretamente a Musk.
“Elon Musk, enquanto você tenta colonizar Marte — a Rússia tenta ocupar a Ucrânia! Enquanto seus foguetes pousam com sucesso do espaço – foguetes russos atacam civis ucranianos! Pedimos que você forneça à Ucrânia estações da Starlink […]”.
“O serviço Starlink está agora ativo na Ucrânia. Mais terminais a caminho.”
Seguindo a ordem do presidente Putin, a Rússia lançou um ataque militar à Ucrânia em 24 de fevereiro.
Desde então, as forças russas vêm avançando, cercando as principais cidades ucranianas.
Autoridades, cidadãos e membros da comunidade de criptomoedas temem que as comunicações do país com o mundo possam ser afetadas.
O monitor de internet Netblocks registrou “uma série de interrupções significativas no serviço de internet” desde o início das operações militares russas no país, informou a AFP.
Embora a Starlink opere mais de 2.000 satélites, inicialmente não estava claro se os ucranianos seriam capazes de usar o serviço.
“Os terminais Starlink estão chegando à Ucrânia! Obrigado @elonmusk, obrigado a todos que apoiaram a Ucrânia!” desse Fedorov após a reação de Musk.
O funcionário do governo também expressou sua gratidão ao embaixador ucraniano nos EUA Oksana Markarova pelas “decisões rápidas relacionadas à autorização e certificação que nos permitiram ativar o Starlink”.
A Ucrânia, que estava prestes a regular os ativos digitais quando a ofensiva militar russa começou, também buscou assistência para seu esforço de defesa na forma de doações de criptomoedas.
Uma das maiores ONGs envolvidas no apoio aos militares do país, a Come Back Alive, já recebeu milhões de dólares em bitcoin.
*Com Criptonizando.