Empreendedores realizam inovações em suas empresas e recuperam faturamento durante pandemia
Segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas Empresas (Sebrae), ano passado, 97% dos empreendedores realizaram pelo menos uma inovação em seu negócio.
Essa ideia de inovar e realizar pequenas mudanças no negócio vem ajudando micro e pequenas empresas brasileiras a superar os impactos da pandemia e recuperar seu faturamento.
Confira em um ranking as mudanças que mais foram usadas:
- Melhorar o atendimento: 86%;
- Melhorar a qualidade de produtos: 79,9%;
- Reduzir desperdícios: 69,2%;
- Aumentar a produção/vendas: 69,1%;
- Criar e/ou melhorar site ou redes sociais: 67,7%;
- Reduzir custos: 65,6%;
- Otimizar o consumo de água ou energia: 53,3%.
Carlos Melles, presidente do Sebrae, afirma que “apenas no ano passado, meio milhão de empresas buscaram apoio para desenvolver ações inovadoras nos seus estabelecimentos. Esse número é 75% superior ao detectado em 2019”.
As pequenas empresas saem na frente quando se trata de inovação. O analista de inovação do Sebrae, Arthur Carneiro, diz que “os pequenos negócios são muito velozes e conseguem implantar inovações de forma mais ágil que grandes empresas. O importante é que o negócio esteja sempre buscando inovar e se diferenciar dos concorrentes”.
Como empreendedores inovam em uma empresa?
Carneiro sugere algumas dicas para inovar sua empresa com mudanças mais utilizadas pelos empreendedores no ano de 2021:
Melhorar o atendimento
Para conseguir ter sucesso no seu negócio, é fundamental atender bem o consumidor. O empreendedor deve se colocar no lugar do cliente, pensando na experiência do cliente do momento em que ele entra na loja, até o momento do pós-venda, isso vale para lojas físicas ou virtuais.
Para realizar esse processo, é preciso entender como melhorar cada etapa da compra.
Algumas dicas que podem ajudar é: ter um ambiente funcional e adequado ao perfil do público; Priorizar um atendimento de qualidade; Não criar burocracias excessivas para o cliente consumir; Criar um canal de comunicação adequado para relacionamento e divulgação de futuras promoções ou novidades.
Além de empreendedores melhorar o atendimento, deve melhorar a qualidade de produtos
É preciso realizar uma avaliação dos produtos e serviços disponíveis, para poder identificar quais podem ser melhorados e quais precisam ser substituídos por novos. Isso deve ser feito dentro da empresa, realizando testes de funcionalidades, novas fórmulas ou receitas ou testando com clientes a aceitação dessas novidades.
Caso seja necessário ajuda externa, as empresas podem contratar laboratórios e consultorias de desenvolvimento e prototipagem de novos produtos, isso ajuda a desenvolver e validar a criação das novidades.
Padronizar processos é outro item essencial, pode ser feito documentando como cada receita, produto ou serviço é feito, garantindo mais qualidade.
Reduzir desperdícios
Muitos materiais costumam ser desperdiçados no dia a dia de uma empresa, e estoques são perdidos por falta de alguns controles que podem ser inseridos na rotina do negócio. Sempre se mantenha atento ao que é comprado e utilizado.
Nos restaurantes, é recomendado que as receitas sejam padronizadas e que haja o porcionamento correto de cada ingrediente. Assim, evitam os desperdícios e reduz custos com insumos.
Aumentar a produção/vendas
Antes de investir na expansão do seu negócio, é necessário que analise bem se é o momento ideal para a empresa. Caso tenha potencial de mercado para expansão, é preciso avaliar a viabilidade financeira e a previsão de retorno do investimento.
Se for o momento de crescer,a expansão deve melhorar ou preservar os processos atuais da empresa. Vale ressaltar que aumentar a produção de forma desorganizada, pode refletir em maiores custos e desperdícios.
Para algumas empresas, essa fase pode ser uma boa oportunidade de comprar máquinas e equipamentos mais modernos, automatizar processos e planejar uma estrutura física mais funcional.
Empreendedores devem criar/melhorar site ou redes sociais
As redes sociais têm grande importância para a comunicação com os clientes e para promover serviços e produtos.
É preciso entender quais as redes sociais ideais para se comunicar com seu público, pensar como será a abordagem da empresa no mundo digital, planejar a presença digital e a atuação com links patrocinados e manter o engajamento dos seguidores e clientes.
Reduzir custos
Além de evitar o desperdício dos produtos, como mencionado anteriormente, o mau uso do tempo dos funcionários também é algo que aumenta os custos das empresas.
É necessário realizar um planejamento de atividades para os funcionários ou uma divisão de tarefas equilibrada com estudos de tempos e métodos, para conseguir melhorar essa questão.
Sempre avalie como as atividades da empresa são executadas. Alterações simples, como a troca de uma máquina, compra de um equipamento ou a organização de alguma estação de trabalho, ajudam a reduzir custos que são desnecessários.
Otimizar o consumo de água ou energia
Empresas que possuem gastos elevados com energia ou água, precisam adotar processos ou componentes que reduzem o consumo.
Uma alternativa para reduzir os gastos com a água, é instalar sensores ou botões com desligamento automático nas descargas e torneiras. Já para a energia, é recomendado que realize a troca por lâmpadas de LED e por equipamentos que sejam mais econômicos.
Ambientes que podem ser aproveitados com a luz natural, também é uma maneira de economizar.