Empréstimo e Viagem: Será que vale a pena? – ESTOA

Empréstimo e Viagem: Será que vale a pena?

Veja em qual momento da vida que é válido financeiramente e prioritariamente fazer um empréstimo para uma viagem


Advertisement


Advertisement


Viagem e empréstimo é algo que financeiramente falando não é a opção mais apropriada, mas quando se trata de sonho, posição financeira equilibrada e segura, ou objetivos de aprendizado e principalmente em que a prioridade não é o dinheiro. 

Por certo você já sabe que os empréstimos valem a pena em último caso, como emergências, reformas ou dívidas e mesmo assim com um planejamento prévio para saber controlar as suas finanças enquanto estiver pagando o empréstimo.

Antes de especificarmos mais o que pode ser válido ou não, nessa questão de empréstimo e viagem, pode-se dizer que esse mesmo planejamento para finalidades de empréstimos acima, para os de viagens também é bom ser feito.

Advertisement


QUANDO NÃO É O MOMENTO DE PEDIR EMPRÉSTIMO PARA VIAGENS?

Como foi dito, mesmo que financeiramente não seja a melhor opção viajar pedindo um empréstimo, não significa que não pode ser uma saída e uma forma de realizar uma viagem tão esperada.

Advertisement


Tem algumas viagens que podem ser encaixadas com um orçamento médio, mas algumas não. E da mesma forma que há momentos propícios para pedir empréstimos, existem momentos em que não é bom financeiramente e nem para lazer ou sonho.

Esperando o momento certo / Fonte: Diário do Nordeste

Os momentos em que eles não se encaixam são aqueles em que você está endividado, nesses momentos é melhor que antes de pensar na viagem por empréstimo encontre formas de pagar uma dívida.

Advertisement


Há outros momentos como, não ter uma renda definida ao mês ou não ter reserva de emergência, essas questões podem fazer você se enrolar financeiramente e não conseguir arcar com as parcelas.

Ter uma segurança financeira e saber que terá uma fonte de renda sempre que necessário é algo bom, por isso se você não estiver nesse momento não é bom fazer o empréstimo.

Advertisement


Estar com as finanças bagunçadas e desorganizadas também pode ser prejudicial para pedir um empréstimo, antes de solicitar tenha em mente e saiba exatamente como estão seus gastos.

Além de tudo isso, se não tiver uma quantia sobrando que seja proporcional ou maior aos  pagamentos do empréstimo, também não é o momento, comece um controle financeiro, às vezes, se você cortar alguns gastos que não são importantes consegue viajar com o empréstimo.

QUAL O MOMENTO DE PEDIR EMPRÉSTIMO PARA VIAGENS?

O momento certo para pedir empréstimos para viagens é que seja quando você não tiver dívida, esteja com suas contas em dia e principalmente uma renda mensal ativa e segura.

Para funcionários públicos e aposentados pedir um empréstimo para a viagem enquanto não tiver dívidas, pode ser uma ótima opção, pois veja, eles ainda têm a oportunidade de fazer um empréstimo consignado, o que acarretará em juros menores também. 

Caso você seja autônomo ou não tenha segurança financeira como funcionário de uma empresa, é possível se estiver com finanças em dia e também tiver fontes  de renda que não necessite de um esforço diário de trabalho

Escolha o destino da viagem / Fonte: Finpavi

Caso tenha um cartão de crédito com limite alto, sugiro que pesquise quanto seria o parcelamento e as taxas de juros  dele quanto ao empréstimo solicitado, dessa forma você pode ver qual estratégia de pagamento da viagem seria mais válida.

Repare também em como esta, de forma geral, as taxas de juros, em alguns cenários econômicos ela está mais alta e outros mais baixos, procure fazer a viagem quando estiver baixa.

Também procure escolher lugares da viagem em época de baixa temporada, dessa forma há menos gastos com hotéis e passagens. 

MOTIVOS PARA VIAJAR E PEDIR EMPRÉSTIMOS 

Além de querer realizar a viagem dos sonhos, há outros motivos para que uma viagem precise ser feita.

Viagens para visitar a família, se você mora longe e está a muito tempo sem ver a sua família, fazer um empréstimo pode ser válido, principalmente se você não for gastar com hospedagem e em restaurantes.

Para intercâmbio, onde é para estudar e ter novas experiências, vale a pena e por fim viagens de emergências ou a trabalho.