EUA: Vagas de emprego em aberto caem menos do que o esperado em janeiro – ESTOA

EUA: Vagas de emprego em aberto caem menos do que o esperado em janeiro

Dados de vagas em emprego disponíveis afetam Wall Street que aguarda definição do Fed e novos dados de payroll


Advertisement


Advertisement


A oferta de empregos nos Estados Unidos registrou uma queda acima da expectativa para o mês de janeiro, segundo dados calculados pela Secretaria de Estatísticas Trabalhistas do país.

O relatório JOLTS informou, nesta quarta-feira (8), uma soma de 10,824 milhões de vagas de emprego em aberto no primeiro mês do ano. O levantamento também revisou os valores de dezembro de 2022 e indicou, desta forma, uma possibilidade maior do Federal Reserve em aumentar as taxas de juros.

Após o discurso do Chairman do Fed, Jerome Powell, na última terça-feira (7), os principais índices de Wall Street apresentaram quedas por volta das 12h30 (horário de Brasília). Ao Congresso dos Estados Unidos, Powell defendeu que o provável aumento da taxa de juros será acima do esperado.

Advertisement



Na bolsa de Nova York, por volta das 12h30, o Dow Jones (-0,42%), S&P 500 (-0,62%) e Nasdaq (-0,58%) caíram.

Advertisement


Na sexta-feira (10), o Departamento do Trabalho irá divulgar novos dados referentes à criação de empregos nos Estados Unidos. O chamado payroll é previsto a indicar valores acima das expectativas.

Oferta de empregos e payroll

De acordo com o Departamento do Trabalho, a pesquisa apontou um recuo de 410 mil vagas de emprego disponíveis, correspondendo a 10,824 milhões em janeiro. 

Advertisement


O relatório de Job Openings and Labor Turnover Survey (JOLTS) é um estudo mensal realizado pela Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos. Ele mede a abertura de vagas de emprego e a frequência que as vagas são preenchidas por profissionais, calculando, deste modo, a demanda de empregados no país.

Fachada do prédio da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos/Foto: Reprodução

Junto ao levantamento de janeiro de 2023, o documento apresentado nesta quarta-feira (8) manifestou a revisão dos dados de dezembro de 2022. As novas informações constam no aumento de 11 milhões para 11,2 milhões de vagas em aberto.

Advertisement


Também realizado pelo Departamento do Trabalho, o relatório condizente ao número de pessoas empregadas no país é esperado para ser divulgado na sexta-feira (10). A tendência aguardada é a abertura acima das expectativas do mercado de novos empregos, medida através da folha de pagamento chamada de payroll.

Wall Street e Fed

Ao Congresso Nacional, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, afirmou na última terça-feira (7) que, em razão dos dados mais recentes da economia do país, é de se esperar o aumento da taxa de juros.  

A fim de controlar a inflação, Powell indicou um possível aumento acima das projeções de dezembro, de 5% a 5,5%. 

Além dos valores de vagas de empregos disponíveis e inflação, o mandatário reiterou o papel de dados de despesas de consumo e produção industrial de janeiro como fatores.

“Restaurar a estabilidade de preços provavelmente irá requerer que mantemos a política monetária em território restritivo por mais tempo”, comunicou o presidente do banco central.


Após os novos dados, entre os principais índices de Wall Street, por volta das 13h02 (horário de Brasília) da última terça-feira (7), o indicador Nasdaq perdia 0,74%, a 11.589,30 pontos. Junto ao recuo de Dow Jones de 0,79%, a 33.168,01 pontos, e a queda de S&P 500, em 0,91%, a 4.011,47 pontos.

Da mesma maneira, os três índices fecharam em queda. O Nasdaq variou -1,25%, aos 11.530 pontos, enquanto o Dow Jones indicou -1,72%, aos 32.856 pontos. Já S&P 500 expressou -1,53%, aos 3.986 pontos.

Nesta quarta-feira, no entanto, Powell afirmou que nenhuma decisão referente ao aumento de juros foi tomada pelo banco central dos EUA.