Inflação sobe no Reino Unido e atinge maior alta em 10 anos – ESTOA

Inflação sobe no Reino Unido e atinge maior alta em 10 anos

Turistas devem pagar a conta em impostos para que os britânicos voltem à normalidade


Advertisement


Advertisement


A Inglaterra é um dos destinos preferidos de brasileiros depois dos Estados Unidos. Com uma economia sempre instável e com turismo convidativo às suas belezas, tem sido motivo de procura para viajantes de 2022 e 2023, já que o Reino Unido passou a aceitar as vacinas aplicadas no Brasil. Porém será muito mais caro viajar para a terra da Rainha, devido à alta inflação, será cobrado maiores taxas, preços e impostos dos turistas não europeus. 

A libra esterlina, principal moeda do Reino Unido e única aceita na Inglaterra, pós Brexit, ficou em cerca de 1 singela moeda britânica valer R$ 7,50 no fechamento da Bolsa de Valores do Brasil, nesta quarta-feira (18).

Ruas turísticas da inglaterra tem permanecido vazias – Foto: BBC UK

O custo de vida no Reino Unido disparou em outubro para uma alta em 10 anos, com o número agora mais do que dobrado da meta estabelecida pelo Banco da Inglaterra. O Índice de Preços ao Consumidor do Reino Unido subiu mais de 4,2% nos últimos 12 meses, maior que os 3,1% de setembro. Economistas europeus esperavam um valor de 3,9% para outubro.

O Banco da Inglaterra manteve as taxas de juros estáveis ​​no início deste mês, desafiando as expectativas de muitos investidores de que se tornaria o primeiro grande banco central a aumentar as taxas após a pandemia do coronavírus.

Advertisement


O Banco Mundial tem monitorado uma confluência de pontos de dados cruciais, uma vez que a inflação permanece persistentemente alta, enquanto o crescimento econômico é moderado e as condições de trabalho se apertam. Os dados de quarta-feira (18), adicionaram mais pressão sobre o Banco para agir em sua reunião de dezembro.

O Banco da Inglaterra espera que a inflação suba ainda mais para cerca de 5% na primavera de 2022, antes de cair de volta para sua meta de 2% no final de 2023, conforme o impacto dos preços mais altos do petróleo e do gás.

Advertisement


Pubs na Irlanda tem movimentado a economia em meio ao retorno de público – Foto: BBC UK

Samuel Tombs, economista-chefe da Pantheon Macroeconomics comentou a situação em entrevista para três importantes emissoras britânicas. 

“Além disso, os preços dos combustíveis motorizados aumentaram 3,0% em relação ao mês anterior em outubro, mas caíram ligeiramente há um ano, com o resultado de que a sua contribuição para a taxa nominal aumentou 0,1 pontos percentuais. A inflação dos alimentos também subiu para 1,2%, de 0,8%, fechando a lacuna com os preços ao produtor“, e completou “O salto na taxa principal em outubro, para sua taxa mais alta desde dezembro de 2011, foi impulsionado principalmente pelo aumento de 12,2% no teto tarifário padrão do esperado”, referindo-se ao padrão do Gás consumido em todo Reino Unido.

Advertisement


A inflação na zona do euro atingiu uma nova alta de 13 anos em outubro, de 4,1%, enquanto o bloco monetário também luta contra os crescentes custos de energia. Este foi o nível mais alto desde julho de 2008, de acordo com dados da Reuters, e estava à frente de uma previsão de consenso de 3,7%. O número de setembro chegou a 3,4%.