MME confirma bandeira verde na conta de luz a partir de 16 de abril – ESTOA

MME confirma bandeira verde na conta de luz a partir de 16 de abril


Advertisement


Advertisement


O Ministério de Minas e Energia confirmou nesta quarta-feira, 6, o fim da bandeira de escassez hídrica e adoção da bandeira verde na conta de luz a partir de 16 de abril, conforme antecipado no Twitter minutos antes pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). 

“Bandeira verde para todos os consumidores de energia a partir de 16/04. A conta de luz terá redução de cerca de 20%”, publicou Bolsonaro na rede social. “Com o esforço de todos os órgãos do setor elétrico, conseguimos superar mais esse desafio e o risco de falta de energia foi totalmente afastado. Os reservatórios estão muito mais cheios do que no ano passado. Os usos múltiplos da água foram preservados”, disse o presidente na rede social.


Advertisement


Adesão a bandeira verde até o final do ano

De acordo com a pasta, com a manutenção das atuais condições de chuva, a perspectiva é de aderir à bandeira verde até o final do ano. Segundo Bolsonaro, não será mais necessário o acionamento de geração termelétrica adicional no sistema elétrico nacional, o que aumenta o custo da energia e é repassado para o consumidor, com impactos na inflação.

“O retorno da bandeira verde resultará em uma redução média de cerca de 20% na conta de luz do consumidor residencial. Isso retrata o compromisso do Governo Federal em garantir o abastecimento energético com competência, segurança e ao menor custo para toda sociedade brasileira”, diz o MME.

Advertisement


*Com Estadão Conteúdo.