Novo chip de mineração da Intel bate de frente com a concorrência
A Intel, uma das maiores fabricantes de semicondutores no mundo, revelou seu novo processador específico para mineração de criptomoedas.
A apresentação do novo produto foi na edição 2022 da ISSCC, a International Solid-State Circuits Conference, na última semana.
Em meados de janeiro, a gigante dos processadores já havia anunciado que entraria para o mercado de mineração de criptomoedas com o novo chip Bonanza Mine.
Durante a conferência, a Intel apresentou seu protótipo para mineração de bitcoin, o BMZ1 (BTC).
No entanto, os clientes devem passar a receber o BMZ2 (BTC), uma versão com ainda mais desempenho, eficiência e preço.
O modelo mais parrudo do chip Bonanza Mine está pronto para atuar em equipamentos de empresas como GRIDD, Argo Blockchain e BLOCK.
Segundo a empresa, o novo BMZ2 supera quase todos os outros chips mineradores disponíveis no mercado.
De acordo com a Intel, outra importante característica do processador é a de ter ao menos 15% mais eficiencia que seus concorrentes.
Assim o desempenho do equipamento giraria em torno de 135 TH/s, o que o torna um dos processadores mais competitivos do mercado.
No entanto, o lançamento da Intel ainda fica atrás em termos de desempenho do Antminer S19j XP, que vence apenas por uma pequena margem.
Sergundo a GRIDD, o equipamento com o novo minerador BMZ2 vai custar cerca de US $ 5.625, o que é metade do custo do Bitmain S19J Pro de US $ 10.455.
Vantagem competitiva
A princípio, o fato da Intel oferecer um produto melhor e por um preço mais baixo que a concorrência, teria uma explicação econômica.
Por ser uma das maiores fabricantes de semicondutores do mundo, a empresa não precisa lidar com flutuações de preços como outros fornecedores de hardware.
Em geral, as empresas do setor ajustam os preços dos equipamentos com base no preço de negociação do Bitcoin e no tempo de pagamento projetado.
Ao contrário, a Intel tem um preço fixo por unidade que não é influenciado pelo preço do Bitcoin e a situação do mercado.
Por fim, a expectativa é de que os novos BMZ2 da Intel sejam, em breve, os líderes no segmento de processadores para mineração de criptomoedas.
*Com Criptonizando.