Número de financiamentos de veículos cai 13% em outubro
O resultado mostra um total de 480 mil unidades financiadas em outubro de 2021 contra 554 mil no mesmo período do ano anterior
De acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (10) pela Bolsa de Valores Brasileira (B3), o número de financiamentos de automóveis no Brasil caiu no mês de outubro.
O resultado do relatório do Mercado de Financiamentos de Veículos mostra uma queda de 13,2% em relação ao mesmo mês de 2020. Este valor representa uma soma de 480 mil unidades entre veículos leves, pesados e motos em todo território nacional.
A redução no número de financiamento está atrelada principalmente à diminuição da compra de veículos leves. De acordo com o relatório, esta categoria registrou um volume de financiamento 18,3% menor em relação ao mesmo período do ano anterior.
O ponto positivo é que os segmentos de veículos pesados e o de motos registraram alta no período.
O primeiro registrou 8,1% de crescimento nos financiamentos, em comparação a outubro do ano passado, com destaque para os veículos pesados novos, que tiveram 20,4% de aumento no período.
O segmento de motos também registrou alta, com 8,5% de aumento perante o ano anterior, sendo que as vendas à crédito de motos usadas tiveram aumento de 26,4% e as motos novas foram responsáveis por 3,2% de crescimento nos financiamentos.
Segundo a superintendente de planejamento da B3, Tatiana Masumoto Costa, os números têm explicações. “Assim como no mês anterior, em outubro se repetiu a perda de ritmo dos financiamentos, principalmente entre os automóveis leves novos. A queda pode ser explicada pelo cenário macroeconômico, mas também pela escassez de componentes e matérias-primas, como os semicondutores, no mundo inteiro”
HISTÓRICO
O número de financiamentos não era tão baixo desde abril deste ano, quando o resultado mensal chegou a 467 mil veículos financiados.
Em 2021, até o mês de outubro as vendas de veículos financiados somaram 4,9 milhões de unidades, entre novos e usados, o que representa crescimento de 12,8% em relação ao ano de 2020 e equivale a 559 mil unidades financiadas a mais.
Estes resultados são impulsionados pelas regiões sudeste e sul do país, com 45,1% e 21,3% do número de financiamentos no ano, respectivamente.
Outro dado que é possível analisar com o relatório é qual o tipo de financiamento o brasileiro escolhe na hora da compra do seu veículo.
A principal modalidade utilizada é o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), que é quando o valor é disponibilizado de forma imediata por bancos ou instituições financeiras em dinheiro ou crédito, sem complicações.