Os novos impostos de 2022 para você se preocupar
Os valores do IPTU e IPVA serão os mais caros dos últimos 15 anos para 2022
Todos os anos existem as festas e confraternizações, mas quando o ano muda, surgem as preocupações, os impostos, taxas, reajustes e gastos não previstos. Uma das maiores preocupações da sociedade atual é como pagar as contas, liquidar ou renegociar as dívidas existentes e claro, não fazer mais nenhum gasto que possa prejudicar o orçamento.
E em janeiro, primeiro mês do ano, os principais impostos do governo chegam para somar os gastos da população. O IPTU e o IPVA são as principais taxas do novo ano que se inicia.
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é um tributo obrigatório pago à prefeitura de cada cidade brasileira, cobrado anualmente do proprietário de um imóvel, seja ele residencial ou comercial.
O IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é um tributo pago anualmente ao governo para se manter proprietário de um veículo terrestre, carros, motos, caminhões e transportes sociais (vans, ônibus e micro-ônibus).
O IPTU por todo o Brasil disparou e deve ser o mais caro dos últimos 15 anos no Brasil, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em João Pessoa na Paraíba, cerca de 10,74% de reajuste foi anunciado, em Cotia/SP houve erro grave de impressão no imposto da população, já em São Caetano/SP, a prefeitura sorteará R$ 50 mil.
Em todos os casos você deve se preparar para os gastos do próximo ano e parcelar seu IPTU é uma opção para alocar os gastos, com as festas de fim de ano, pagamento de fatura, escola, trabalho, gasolina, viagens, aniversários, gastos não previstos, tudo pode ser fora da curva.
Alguns impostos podem chegar pelo correio e toda atenção é necessária, é um mês que o serviço público pode entrar em greve. Não chegou seu boleto? Vá atrás no site oficial da sua prefeitura local, cuidado também com os golpes de boletos e faturas falsas que possam ser enviados à você.
O IPVA paulista poderá ser parcelado em 5x com desconto de até 9%. Já no Piauí 90% dos débitos poderão ser extintos, em Minas Gerais ainda é estudado um congelamento da taxa. E caso você consiga um bom desconto ou isenção, sabe o que fazer com esse dinheiro?
É muito importante que você poupe suas economias, caso consiga guardar o dinheiro de um imposto, use para pagar outro existente, sempre surgem taxas e existem os gastos fixos, como água, luz, internet e afins. É importante que durante o ano, você separe pequenos valores para somar em dezembro e utilizar para os gastos que vão aparecer em janeiro.
E caso você precise renovar sua habilitação, lembre-se de outro imposto relacionado aos carros e motos, o licenciamento do veículo. Esta taxa não possui relação com o IPVA, é um imposto totalmente à parte.
Além dos citados acima, outros impostos são IOF, II, IPI, IRPF, IRPJ, Cofins, PIS / Pasep, CSLL, INSS. Impostos Estaduais: São responsáveis por cerca de 28% das arrecadações do país.
Os impostos são principais fontes de lucro dos estados brasileiros, ficando atrás apenas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).
A dica é criar uma planilha de gastos e colocar todos estes ítens nela, somar cada um deles e se planejar durante o ano, como você poderá pagar esses tributos no próximo? Investimentos são uma boa opção para começar controlar os seus gastos e você ainda pode lucrar e deixar que os impostos se auto paguem com seus rendimentos.